‘Poderoso chefão’ do tráfico que ordenava assassinatos em Rio Branco é preso

Apontado como uma espécie de poderoso chefão tupiniquim do crime organizado, que atuava com os mesmos moldes dos grandes mafiosos retratados na literatura e no cinema, foi encaminhado ao sistema prisional estadual nesta terça-feira (14), em Rio Branco, um preso identificado apenas pelo apelido de “Neném”. Ele foi preso na segunda-feira (13) pela Polícia Civil do Acre como o principal líder de uma organização criminosa que comandava o tráfico de drogas e outros crimes em toda a região do Segundo Distrito da cidade, cuja base de operação ficava no Bairro Cidade do Povo.

“Neném”, a propósito, é um velho conhecido da Polícia Civil, que já o havia prendido em anos anteriores pelos crimes de tráfico de drogas e contra a vida. Ele já havia cumprido pena no presídio estadual mas, em liberdade, voltou a delinquir.

Sua prisão ocorreu após vários meses de investigações coordenadas pelo delegado Alcino Ferreira Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídio e de Proteção à Pessoa (DHPP). 

De acordo com as investigações, o preso mantinha posição de liderança sobre os demais faccionados da Cidade do Povo, agindo, sobremaneira, na arrecadação do tráfico de drogas, bem como nas ordens de execução de crimes contra a vida de membros rivais.

A autoridade policial, que coordena a DHPP, ordenou que seus agentes dessem cumprimento a ordem judicial e retirasse de circulação o líder criminoso, que é investigado em outros crimes na especializada. 

“Contra o acusado pesa um mandado de prisão por uma tentativa de homicídio em que ele participou diretamente e há outras investigações nas quais ele é apontando como mandante e arquiteto de crimes contra a vida, no contexto que envolve a guerra entre as facções criminosas”, explicou o delegado titular da (DHPP), Alcino Ferreira de Sousa.

PUBLICIDADE