ContilNet Notícias

Prefeitura de Rio Branco lança IPTU 2023 e divulga descontos para pagamento

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

Foto: ContilNet

Na manhã desta segunda-feira (6), a Prefeitura de Rio Branco, através do prefeito Tião Bocalom e do secretário de finanças do município, Wilson Leite, lançaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023 e explicaram sobre os descontos e parcelamentos para pagamento.

Segundo o secretário Wilson, em 2023 houve o lançamento de R$88 milhões de IPTU, correspondente a aproximadamente 120 mil carnês. “Os carnês já estão em confecção. Os Correios já vão entregar na segunda quinzena de fevereiro. Nós imaginamos que até o final de fevereiro todos os carnês já estejam nas casas dos nossos contribuintes”, explica.

Além do carnê físico, a Prefeitura de Rio Branco também disponibilizou o atendimento online. “Está disponível pelo Portal, o contribuinte que por acaso não receber, eu peço que procure o nosso sistema de atendimento ou os nossos canais de atendimento online. Já está disponível para qualquer cidadão”, diz.

Foto: ContilNet

O prefeito Bocalom pediu ainda que as pessoas paguem o IPTU, visto que é um imposto predial e territorial. “A população está sempre cobrando que a cidade esteja limpa, que tira sujeira do teu bairro, que está com buracos, mas a população precisa entender que ela precisa pagar pelo menos o IPTU”, explica.

“Nosso IPTU não foi aumentado, foi corrigido, coisa de 6%. Vai acontecer de algumas pessoas receberem o IPTU neste ano um pouquinho mais alto do que no ano passado. Quem tiver dúvida sobre o aumento, procure a Prefeitura para saber o que houve. Outras pessoas também podem receber um pouco mais caro porque agora nós fizemos um levantamento, um avião passou na cidade inteira fotografando. Se de repente a pessoa tinha, há 10 anos, uma casa que dava 200 metros quadrados e ele foi aumentando e agora tem 400 metros, é evidente que acaba aumentando porque a Prefeitura identificou que a casa aumentou”, explica o prefeito.

Foto: ContilNet

Descontos

Para os contribuintes que estão em dias com o IPTU dos exercícios anteriores, terá um desconto de 20% na parcela de cota única, já aquele contribuinte que tem alguma dívida de exercícios anteriores, no pagamento de cota única, tem desconto de 10%. Os cidadãos também podem optar pelo pagamento parcelado e não tem dívidas de exercícios anteriores, também terá um desconto de 10%.

“A prefeitura disponibilizou também o parcelamento em até 10 vezes e isso facilita que o contribuinte coloque em dia o parcelamento do exercício. Também temos parcelamentos de exercícios anteriores em até 36 vezes. Nós tivemos um aumento de pagamento de IPTU, a gente também intensificou a cobrança, enviamos cartas de cobrança, dando a oportunidade da pessoa se regularizar, melhorando também a comunicação”, explica.

Foto: ContilNet

No lançamento do IPTU estiveram presentes o prefeito Tião Bocalom, o secretário de finanças Wilson Leite, o vereador João Marcos Luz, além de outras autoridades.

Sair da versão mobile