Ícone do site ContilNet Notícias

Roberto Duarte apresenta medida para impedir governo federal de manipular metas de inflação

Por ASCOM

Foto: reprodução

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) apresentou na Câmara dos Deputados uma medida para impedir Governo Federal de manipular os índices inflacionários.

Inflação é um termo da economia usado para designar o aumento generalizado de preços de bens e serviços. Com isso, a inflação representa o aumento do custo de vida e a consequente redução no poder de compra da moeda.

“Não podemos retroceder no controle inflacionário e arriscar nossa estabilidade econômica em nome de aventuras políticas em busca de crescimento econômico sem lastro real. A verdade é que a inflação alta e descontrolada prejudica, em primeiro lugar, os mais pobres, que enfrentam o desemprego e o aumento desenfreado na cesta básica”, destacou Roberto Duarte.

De acordo com o texto, o Conselho Monetário Nacional deverá deliberar por unanimidade dos votos de seus membros sobre a fixação ou alteração das metas para a inflação e seus respectivos intervalos de tolerância. Caso os membros do Conselho Monetário Nacional não alcancem a unanimidade estabelecida, prevalecerá o voto que proponha a menor meta para a inflação e os menores intervalos de tolerância.

“Com essa emenda queremos evitar riscos, proteger a economia e criar uma blindagem contra tentativas de maquiar as metas de inflação. A busca deve ser a da meta unânime, e, não sendo possível, que seja adotada a menor meta, garantindo uma proteção contra tentativas de aventuras econômicas”, explicou o deputado.

A fixação de metas para a inflação é um importante mecanismo para a estabilidade econômica do país. O estabelecimento de metas tem o poder de limitar a discricionariedade da autoridade monetária, de maneira a garantir a limitação do uso político da instituição.

Sair da versão mobile