Samsung deve liberar ‘clonagem de voz’ para atender chamadas

Samsung está trabalhando com um recurso de inteligência artificial (IA) que permite utilizar a voz do usuário para atender chamadas quando o próprio não estiver disponível, ou não puder falar ao telefone. O recurso não se trata de uma gravação, como nas antigas secretárias eletrônicas, mas sim um simulacro da voz que pode ser usado para interagir com a pessoa do outro lado da ligação, como apontou o site The Verge nesta quarta-feira (22).

A ferramenta funciona da seguinte forma: se o usuário estiver em uma reunião ou em um local em que não pode falar, ao atender a ligação ele poderá digitar na tela do celular uma mensagem de texto que será lida pela IA. Então, a pessoa do outro lado da linha ouvirá o recado na voz do usuário.

Linha Galaxy S23 da Coreia do Sul poderá atender ligações simulando a voz do usuário — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Linha Galaxy S23 da Coreia do Sul poderá atender ligações simulando a voz do usuário — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O recurso está disponível somente em coreano neste primeiro momento, apenas para os usuários que possuam algum celular da linha Galaxy S23 e acesso ao aplicativo Bixby Custom Voice Creator. Segundo o The Verge, a ferramenta ainda não deve funcionar com a suavidade e a agilidade desejadas, mas existe margem para evolução.

O próprio site de notícias recorda que atender chamadas de voz por meio de mensagens de texto não é uma novidade, ja que o próprio recurso Bixby Text Call está disponível para todos os usuários da Samsung desde a implementação da interface One UI 5 — porém, somente nos idiomas coreano e inglês, e com uma voz genérica.

The Verge também indica que, em um futuro próximo, as empresas de telefonia poderão utilizar a expertise do ChatGPT para criar clones de voz cada vez mais fieis ao padrão de comportamento do usuário, com o objetivo de responder mensagens e ligações de forma mais assertiva.

Com informações de The Verge

PUBLICIDADE