Seminário para pessoas com deficiência é realizado no Acre; participe

O seminário sobre “Empregabilidade para Pessoas com Deficiência: as cotas no Brasil, experiências e desafios”, acontece nesta quarta-feira (08), no auditório da OAB/AC, às 18h30.

As inscrições são gratuitas e a certificação é de 2h30.

Titulo
O encontro visa promover momentos de reflexão acerca do tema, além do aprendizado. Dois juristas irão falar sobre cotas no Brasil, capacitismo e suas experiências e os desafios para plena inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

O advogado Dr. Hisaac Oliveira, com deficiência visual, será o primeiro palestrante com o tema “Cotas no Brasil e pessoas com deficiência: o capacitismo, a legislação e experiências pessoais”. Em seguida, o advogado Dr. Felipe Lopes abordará o tema “A pessoa autista: experiências, desafios e boas práticas”, pessoa autista.

Hisaac relata que a ideia do evento é para empresários e pessoas no geral interessadas em participar para saber sobre as cotas e partes legais na constituição, além de abordar um pouco da sua trajetória. “Vamos buscar conscientização e as capacidades das pessoas com deficiência além de tratar sobre a empregabilidade. O foco é conscientização para o mercado de trabalho”, destacou.

A mediadora do evento é Ma. Rauana Batalha, que é uma pessoa autista e mãe de autista. Ma. Rauana é Coordenadora do Programa de Extensão “AUTISMOS: do lado de dentro do Espectro”.

Segundo a mediadora Rauana, o mercado de trabalho é um ambiente pouco inclusivo, mesmo para as pessoas com deficiência mais capacitadas. “Nosso intuito é informar e sensibilizar a sociedade acreana, empresários, de que as pessoas com deficiência também são eficientes e que é possível o ingresso no mundo do trabalho desde que as necessidades específicas sejam respeitadas”.

Ela ressalta ainda que precisa, de fato, que as pessoas com deficiência sejam incluídas e não apenas como mero cumprimento da Lei de Cotas, mas aproveitando todo o potencial e habilidades que as pessoas têm. Que os autistas jovens e adultos, por exemplo, tenham acesso ao mercado de trabalho, a vagas de estágio, dentre outros. “Por falta de informação, muitas pessoas têm receio de fazer a contratação de uma pessoa com deficiência ou quando a contrata, esta pessoa é subutilizada em algum serviço. Queremos que esta realidade local mude. E só há mudanças a partir do conhecimento e da convivência com os diferentes. Por isso, os palestrantes e mediadores são pessoas que vivem do lado de dentro dessa realidade”, relata.

Hisaac Oliveira é um dos palestrantes e irá falar um pouco da sua carreira na palestra. Ele é advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal do Acre, Pós-graduado em Direito Administrativo e cursa Pós-graduação em Inclusão e Direitos da Pessoa com Deficiência. É servidor público da Ufac requisitado para a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Coordenador do Grupo de Trabalho de Inclusão Laboral da Pessoa com Deficiência da Comissão Nacional de Direito do Trabalho da Associação Brasileira de Advogados e da Rede Acessibilidade Jurídica. Foi Conselheiro Titular e Vice-Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado do Acre; Conselheiro Titular e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Branco/AC; Coordenador do Núcleo de Apoio à Inclusão e Presidente da Comissão de Acessibilidade da Universidade Federal do Acre; Membro da Comissão da Pessoa com Deficiência e de outras Comissões da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre.

As inscrições devem ser feitas pelo link.

PUBLICIDADE