Ícone do site ContilNet Notícias

Senador Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

Por UOL

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) venceu hoje o bolsonarista Rogério Marinho e foi reeleito presidente do Senado já no primeiro turno.

Pacheco, atual presidente, teve 49 votos; Rogério Marinho, principal concorrente, conseguiu 32 votos.

Como foi feita a votação? Ela foi feita em cédula. A cédula contém os nomes dos candidatos por ordem alfabética.

Quem disputou a presidência do Senado?

• Rodrigo Pacheco (PSD-MG): Ele foi o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2021, quando foi eleito. Atualmente, porém, tem demonstrado mais proximidade com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

• Rogério Marinho (PL-RN): entre 2020 e 2022, foi ministro do Desenvolvimento Regional no governo Bolsonaro. Antes disso, foi secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Contou com o apoio da ala bolsonarista do Congresso.

Eduardo Girão (Podemos-CE) desistiu de candidatura. Em discurso direto da tribuna, o parlamentar então declarou o seu apoio a Marinho.

Pacheco defende legado

No seu discurso antes da votação, Pacheco falou em limites aos Poderes.

Diferentemente do que sustentam sobre revanchismo, retaliação ou possível enquadramento ao Poder Judiciário, iremos cumprir nosso papel verdadeiro de solucionar o problema através da nossa capacidade de legislar, vamos legislar para se colocar limites aos poderes”.

Sair da versão mobile