A série The Last of Us, adaptação da HBO do famoso jogo feito para o PlayStation 3 (PS3), está recheada dos chamados easter eggs, ou seja, pequenas surpresas e referências escondidas na produção televisiva que remetem ao game. É verdade que os criadores Craig Mazin (Chernobyl) e Neil Druckmann já deixaram claro que o enredo da produção para a TV é majoritariamente apoiado no material original. No entanto, detalhes sutis como as roupas dos personagens e um cartão de aniversário vêm fazendo a alegria dos fãs da franquia.
Diante disso, o TechTudo reuniu 10 easter eggs presentes em todos os episódios de The Last of Us lançados até o momento, inclusive o do último domingo (5). Por isso atenção aos spoilers, caso ainda não tenha assistido. Confira!
1. Cartão de aniversário de dinossauro
Os primeiros passos no game de The Last of Us são dados através da perspectiva de Sarah, filha de Joel. Nesse momento, é possível interagir com vários objetos, entre eles um cartão de aniversário com um dinossauro verde pintado na capa. Logo no início do primeiro episódio, também é possível ver o mesmo cartão na escrivaninha de Sarah (Nico Parker).
2. Curtis and the Viper 2
Durante The Last of Us Part II, sequência que se passa cinco anos depois dos eventos do primeiro jogo, Ellie está conversando com Dina, seu interesse amoroso, quando menciona, naquela noite, vai assistir ao filme Curtis and the Viper 2 com Joel. Trata-se de um longa-metragem fictício, criado especificamente para o enredo do game. Ellie explica que é um dos “filmes de ação extravagantes dos anos 80” que Joel gosta. No primeiro episódio da série, Sarah pega o DVD de Curtis and the Viper 2 emprestado na casa de seus vizinhos para assistir com seu pai, que está fazendo aniversário.
3. O isqueiro de Tess
O isqueiro de Tess (Anna Torv), que aparece no segundo episódio da série, é mais uma homenagem a outro jogo de sucesso da Naughty Dog, desenvolvedores de The Last of Us, do que um easter egg relacionado ao material original. O objeto foi modelado a partir do isqueiro do caçador de tesouros Sam Drake do game Uncharted 4: A Thief’s End.
Depois que ele foi ao ar, Neil Druckmann, roteirista e co-criador do game, explicou que “quando o departamento de adereços me perguntou se havia algum design específico que eu gostaria no isqueiro de Tess… não pude evitar.”
4. A girafa de pelúcia
As girafas têm um grande significando em The Last of Us. Isso porque, em um dos momentos mais icônicos do jogo, Joel e Ellie encontram um bando destes animais depois de passarem por eventos traumáticos. A cena ficou conhecida por funcionar como um momento de paz em meio ao caos e, também, à inocência, até então perdida no mundo.
No game, existem diversas partes em que o recurso do foreshadowing é usado para insinuar a cena que está por vir. Há banners de girafas pelas cidades, brinquedos, dentre outras possibilidades – no quarto de Sarah, por exemplo, há uma pelúcia do animal no chão. Na série, essa referência também foi mantida. O brinquedo aparece no segundo episódio embaixo do pneu de um carro, enquanto Joel, Tess e Ellie atravessam a zona de quarentena de Boston.
5. Ellie não sabe nadar
Durante o segundo episódio da série, Ellie, Tess e Joel precisam atravessar um pedaço do trajeto coberto por água turva. Nesse momento, descobrimos que Ellie não sabe nadar. Isso faz referência direta ao conteúdo do primeiro jogo, em que o usuário precisa encontrar outras formas de ajudar a personagem a atravessar ambientes com água. No game, isso envolve procurar pallets de madeira para a personagem subir, o que se tornou uma piada entre a comunidade.
6. “Allowed to be happy”, Gustavo Santaolalla
Gustavo Santaolalla é o compositor responsável pela trilha sonora da franquia The Last of Us. Além de também ter criado a música de abertura da série, a canção Allowed To Be Happy, presente em The Last of Us Part II, tocou ao final do segundo episódio da adaptação. A música melancólica foi escolhida para fazer a trilha do último take, quando Ellie respira fundo ao se dar conta de que Tess havia morrido para que ela e Joel pudessem escapar dos infectados.
7. Ellie jogando Mortal Kombat no fliperama
No terceiro episódio da série, quando Joel e Ellie adentram uma loja de conveniência em ruínas, eles encontram um fliperama com o jogo Mortal Kombat. Nesse momento, ela menciona que uma amiga sabe tudo sobre o assunto. Essa é uma referência a The Last of Us: Left Behind, que se passa antes dos primeiro eventos da franquia e conta a história de Ellie e Riley (Storm Reid). O conteúdo também será adaptado na série da HBO.
Contudo, vale ressaltar que, apesar de o roteiro ser basicamente o mesmo, há uma diferença em relação a esse material: o game original jogado por Ellie e Riley era chamado de The Turning, e não Mortal Kombat.
8. Joel e Ellie usando as roupas do jogo
As roupas que a dupla usa na maior parte do primeiro jogo se resumem a uma blusa vermelha sobre uma camisa de mangas compridas usada por Ellie e uma camisa verde xadrez vestida por Joel. No terceiro episódio da série, são exatamente essas as peças que ambos os personagens vestem ao se trocarem na casa de Bill (Nick Offerman) e Frank (Murray Bartlett).
9. A janela e o menu do game
Na tela de menu do jogo The Last of Us, é possível ver raios de sol adentrando um quarto escuro através de uma janela quebrada. É exatamente essa a cena do final do terceiro episódio da série, em que a câmera foca na janela que os personagens de Bill e Frank deixaram aberta antes de se matarem, para que seus cadáveres não deixassem o local mau cheiroso.
O diretor de fotografia Eben Bolter confirmou o easter egg em entrevista para o site SlashFilm. Ele contou que “queria de alguma forma homenagear a famosa cena da janela do menu de The Last of Us. E eu vi uma oportunidade de fazer uma crane shot interessante que era sobre Joel e Ellie indo para o próximo episódio”.
10. Livro de piadas
No quarto e último episódio da série lançado até o momento, vemos Ellie retirando um livro de piadas de sua mochila para passar o tempo e arrancar um sorriso de Joel. O volume chamado No Pun Intended: Volume Too é um item presente no primeiro jogo da franquia e de sua prequel The Last of Us: Left Behind, além de também ser visto em The Last of Us 2.
11. Joel sente falta de café
Durante a sequência do hotel no game The Last of Us, vemos uma máquina de café expresso. O diálogo é opcional, mas caso o usuário vá em direção a ela, Joel falará: “Sinto muita falta do café”. Segundo o site Collider, é possível presumir que a produção do grão foi interrompida desde a pandemia, o que deixou Joel sem a bebida por mais de uma década. No quarto episódio da série, vemos o personagem matando a saudade do café que Bill e Frank deixaram em sua casa.