O médico infectologista Tião Viana usou as redes sociais nesta terça (21) para anunciar um possível surto de uma doença hemorrágica acusada pelo Marburg Vírus. Segundo ele, dos 16 casos confirmados, 9 morreram – uma mortalidade de mais de 50%.
Tião informou que o vírus é oriundo da Guiné Equatorial e transmitido ao homem por morcegos frugívoros. Ainda segundo o médico, a infecção entre os homens se espalha através de fluidos corporais de pessoas infectadas, como: saliva, fezes, sangue, urina, vômito, suor, leite materno e sêmen, ou “contato com superfícies ou materiais que contenham o filovírus”.
O infectologista alertou para os sintomas da doença, que poder ser confundidos com outras patologias.
“Febre, mialgia e cefaleia, frequentemente com dor abdominal, náuseas e sintomas respiratórios superiores (tosse, dor torácica, faringite)”, explica.
Marburg Vírus
Na última semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião para tratar sobre o vírus. Da mesma família do ebola, o vírus foi descoberto na década de 60, na Alemanha.
Com uma taxa de mortalidade alta, não existe vacina para controlar o vírus. Embora mortal, especialistas acreditam que o Marburg não deverá se tornar uma pandemia, como ocorreu com o Coronavírus.