Os dois clubes do Rio de Janeiro, que se tornaram SAFs, compartilham algumas semelhanças, mas dentro de campo vivem momentos bem diferentes. O Glorioso, que iniciou o processo antes, tem um time-base estruturado e vai construindo em cima dele, enquanto o Vasco, recém-promovido da Série B para a Série A, ainda formula o grupo de jogadores para 2023.
Essas circunstâncias se refletem no campo. Enquanto a equipe de Luís Castro lidera a Taça Guanabara, com 16 pontos somados em sete partidas, o de Mauricio Barbieri ocupa a sexta colocação, com 11 pontos.
Contra o Botafogo, o Vasco tentará quebrar um tabu incômodo em clássicos. São nove derrotas consecutivas em partidas contra os rivais do Rio de Janeiro. Para interromper a sequência, Barbieri terá que encontrar soluções para uma série de desfalques.
Escalações prováveis
Vasco – Técnico: Maurício Barbieri
O Vasco chega para o clássico contra o Botafogo cheio de problemas. Além daqueles que já foram desfalques do último jogo, contra o Fluminense – Robson, Jair e Figueiredo -, Mauricio Barbieri também não poderá contar com os três goleiros por conta do regulamento do Carioca. Assim, Halls deve ganhar chance com o treinador.
Provável escalação do Vasco: Halls, Puma Rodrigues, Miranda, Léo, Lucas Piton; Rodrigo, Barros, Galarza (De Lucca), Alex Teixeira, Gabriel Pec e Pedro Raul.
Quem está fora: Léo Jardim, Ivan, Thiago Rodrigues e Jair (regulamento); Robson, Figueiredo e Marlon Gomes (lesionados).
Pendurado: Robson.
Botafogo – Técnico: Luís Castro
O Botafogo chega para o clássico com apenas um novo desfalque: o volante Patrick de Paula, suspenso com o terceiro amarelo. A equipe vai poder contar com a volta do meia Lucas Fernandes, mas a tendência é que ele comece no banco de reservas. Na ponta direita, a disputa entre Piazon e Sauer segue aberta, com o primeiro tendo aproveitado melhor as oportunidades.
Provável escalação do Botafogo: Lucas Perri, Rafael, Adryelson, Cuesta, Marçal, Tchê Tchê, Marlon Freitas, Gabriel Pires, Lucas Piazon, Victor Sá e Tiquinho Soares.
Quem está fora: Patrick de Paula (suspenso), Carlos Alberto, Gatito Fernández, Kayque e Eduardo (lesionados).
Pendurados: Rafael e Marçal.
Arbitragem
- Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruza
- Assistente Nº1: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa
- Assistente Nº2: Gustavo Mota Correia
- Quarto árbitro: João Batista de Arruda
- VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda