O VCT LOCK IN é o maior campeonato internacional de esportes eletrônicos – em número de participantes – já realizado no Brasil. O torneio internacional de Valorant, que abre a nova era do cenário competitivo da modalidade em 2023, reuniu 32 times em São Paulo – o maior número de participantes em um torneio presencial de esports no país. Ele, contudo, não é o único grande evento ocorrido no Brasil. Relembre, nesta reportagem, quais outros torneios importantes já passaram por aqui.
CPL Brazil (2005)
A primeira competição que contou com times de diversos países no Brasil foi a CPL World Tour: Brazil de Counter-Strike: 1.6. Realizado em 2005 no Rio de Janeiro, o campeonato reuniu 16 equipes no total, sendo a maioria delas brasileiras e outras com representantes de países como Dinamarca, Finlândia, Suécia, Estados Unidos, Argentina e Chile. O título ficou o MIBR, que venceu a sueca SSV Lehnits na final.
WCG Pan-American (2010)
Em 2010, a WCG Pan-American de CS 1.6 chegou ao Brasil, reunindo sete times – dois deles brasileiros e os demais representando Canadá, Estados Unidos, Chile, Peru e Costa Rica. O campeonato aconteceu no Shopping Eldorado, em São Paulo, com a FireGamers de Gabriel “FalleN” vencendo a norte-americana Evil Geniuses de Daniel “fRoD” – hoje técnico da LOUD no Valorant – na decisão.
ESL Pro League Season 4 (2016)
Dando início a uma série de grandes eventos internacionais de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) no Brasil, as finais da ESL Pro League Season 4 foram o primeiro contato da torcida brasileira com históricas equipes do FPS da Valve, como SK Gaming, Immortals, Dignitas e Ninjas in Pyjamas.
O evento realizado no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo, contou com 11 times (a Fnatic não pôde participar) da América do Norte e da Europa. Na final, a Cloud9 superou os representantes brasileiros da SK.
[fvplayer src=”http://youtube.com/watch?v=EhsNmLhIPWg”]
Mid-Season Invitational (2017)
Na temporada 2017, o Brasil recebeu o Mid-Season Invitational (MSI), o segundo mais importante campeonato internacional de League of Legends. O torneio reuniu 13 times – o campeão de cada uma das ligas regionais, incluindo a representante brasileira da época e campeã do 1º Split do Campeonato Brasileiro (CBLOL), a RED Canids.
O MSI 2017 teve duas cidades-sedes: a fase de entrada ocorreu no estúdio antes utilizado pelo CBLOL, em São Paulo. Já o hexagonal e os playoffs foram realizados na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro, consagrando a sul-coreana SKT de Sang-hyeok “Faker” como campeã em uma final contra a europeia G2 Esports.
Pro League Ano 2 Season 3 (2017)
Em 2017, pela primeira vez o Brasil era escolhido como sede de um evento internacional de Rainbow Six Siege: as finais da Pro League. A Pro League Ano 2 Season 3 reuniu oito times de América do Norte, América Latina, Europa e Ásia-Pacífico, em disputa realizada na Mega Arena X5, em São Paulo. O evento consagrou a finlandesa ENCE como campeã em cima da brasileira Black Dragons na decisão.
[fvplayer src=”http://youtube.com/watch?v=kI0Zbfu-sLo”]
ESL One: Belo Horizonte (2018)
Em 2018, o ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), foi palco de mais um grande evento na história do CS:GO. Foram oito times na disputa, entre brasileiros e representantes da América do Norte e da Europa. A decisão ficou entre as europeias FaZe Clan e mousesports, com a FaZe sendo a vencedora.
Pro League Finals Season 8 (2018)
Pouco mais de um ano desde a última edição, a Pro League Finals de Rainbow Six voltou ao Brasil, dessa vez para o Rio de Janeiro. Assim como em São Paulo, o evento reuniu oito times das quatro regiões competitivas do circuito, sendo o maior evento realizado pela Ubisoft no país em termos de público – 18 mil espectadores durante os dois dias. A final coroou a europeia G2 Esports como campeã em cima da brasileira FaZe Clan.
BLAST Pro Series: São Paulo (2019)
Abrindo a série de eventos internacionais no Brasil em 2019, a BLAST Pro Series aconteceu no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo, reunindo seis equipes convidadas: MIBR, representante local; Astralis, FaZe Clan e Ninjas in Pyjamas, da Europa; e Team Liquid representando a América do Norte. A final teve a Astralis vencendo a Liquid.
DreamHack Rio (2019)
Realizada em abril de 2019, a polêmica edição da DreamHack Rio não foi exatamente como todos imaginavam, pois teve uma série de problemas técnicos e baixíssima adesão do público. A DreamHack Open de CS:GO acabou se tornando o principal – e talvez o único – evento do “festival” realizado no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
O campeonato reuniu cinco times brasileiros (FURIA, INTZ, Redemption, Sharks e w7m), um representante da Comunidade dos Estados Independentes (AVANGAR) e dois da América do Norte (Valiance e eUnited). Na finalíssima, a AVANGAR superou a FURIA e ficou com o título.
Free Fire World Series (2019)
Uma semana após as finais da Pro League de Free Fire, em 2019, a Arena Carioca 1 foi palco da Free Fire World Series, campeonato mundial do battle royale da Garena. A competição aconteceu em novembro, com o campeão e vice-campeão brasileiro, Corinthians e LOUD, respectivamente, enfrentando outras 10 equipes do mundo inteiro.
VCT Last Chance Qualifier South America (2022)
Pouco mais de dois anos desde o lançamento oficial do Valorant no mundo inteiro, o Brasil recebia pela primeira vez um evento presencial em nível continental: o Last Chance Qualifier da América do Sul. O evento aconteceu no mês de agosto, reunindo oito equipes (quatro do Brasil e duas das regiões América Latina-sul e América Latina-norte cada).
As fases iniciais aconteceram no estúdio da Riot Games Brasil em São Paulo, sem a presença de público. Já as partidas de classificação para o Valorant Champions, o campeonato mundial de Valorant, receberam plateia no Ginásio Ibirapuera, com KRÜ Esports e FURIA garantindo vagas para a competição na Turquia.
IEM Rio Major (2022)
Depois de adiamentos e muita espera, o IEM Rio Major 2022 se tornou um marco histórico nos eventos de esports no Brasil. O campeonato reuniu 24 times do mundo inteiro na busca pelo título mais importante do CS:GO, em uma disputa no Riocentro nas duas fases iniciais (Challengers e Legends) e na Jeunesse Arena para os playoffs.
O título ficou com a russa Outsiders, que derrotou a dinamarquesa Heroic na final, conquistando seu primeiro título na história do Major.