Ícone do site ContilNet Notícias

Veja a íntegra do telegrama enviado por Vladimir Putin, da Rússia, a Lula

Por Correio Braziliense

(crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação )

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou um telegrama ao presidente Lula nesta segunda-feira (20/2), conforme adiantou a colunista de política do Correio Denise Rothenburg. No texto, Putin presta condolências pelas trágicas consequências das chuvas no litoral norte de São Paulo.

Confira a íntegra da mensagem de Putin a Lula:

TELEGRAMA
20 de fevereiro de 2023, às 12h30

Ao Senhor Presidente do Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva

Prezado Senhor Presidente,
Aceite as mais sinceras condolências por motivo das consequências trágicas das inundações no Estado de São Paulo.

Na Rússia compartilhamos o pesar das pessoas que perderam seus parentes e familiares e temos esperança da mais rápida superação das consequências desta catástrofe natural.

Cordialmente,
Vladimir Putin

A mensagem curta tem peso simbólico importante nas relações diplomáticas entre os dois países, conforme avalia a colunista no texto. “O canal de diálogo com os russos – e também com aqueles contrários ao governo de Vladimir Putin -, põe Lula no papel de um parceiro importante para ajudar, se for chamado”, escreveu, referindo-se à guerra na Ucrânia.

Número de mortos em São Paulo chega a 40

litoral norte de São Paulo sofre com inundações, deslizamentos e bloqueios de rodovias após o temporal dos últimos dois dias. Até o momento, 40 pessoas morreram e 2.500 tiveram que deixar suas casas.

Até a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck precisou ser resgatada nesta segunda-feira (20/2) em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, por conta das fortes chuvas que atingiram a região. A ministra estava ilhada em um condomínio na praia de Camburi, na cidade paulista. A ministra e sua família foram retirados do local por um helicóptero das Forças Armadas.

Nesta segunda-feira (20/2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a São Sebastião e sobrevoou as áreas atingidas pela tempestade. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), Lula garantiu a reconstrução de casas em locais seguros e apoio do governo federal ao estado.

A Defesa Civil Nacional decretou ainda estado de emergência em seis cidades: São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba.

Ministérios também anunciaram ações de apoio ao litoral paulista. O Ministério da Saúde vai enviar medicamentos e insumos à região para ajudar no atendimento aos feridos. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou que as famílias desabrigadas terão prioridade no Minha Casa, Minha Vida, e poderão ainda sacar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, determinou que a Receita Federal envie à região produtos confiscados, incluindo roupas, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza.

Sair da versão mobile