Vereador que agrediu e ameaçou colega participa de sessão sorrindo; mulheres protestam

Rindo em alguns momentos, sem esboçar nenhum sentimento ou constrangimento mesmo sob uma saraivada de discursos reprovando suas atitudes, o vereador Gilvan José (PCdoB) participou da sessão de reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Bujari, na noite de terça-feira (7).

Além dos noves vereadores, incluindo a que foi ameaçada e agredida por Gilvan na sessão de 27 de janeiro, Eliane Abreu Rosita, os trabalhos da Câmara foram retomados com uma grande audiência na sessão.

Também compareceram ao evento o prefeito da cidade, Edvaldo Teles Padeiro, o vice-prefeito Francisco das Chagas de Souza Bessa, o delegado geral de Polícia Civil Bruno Coelho e muitas mulheres, inclusive de movimentos feministas de Rio Branco.

Um dos discursos mais duros das mulheres que se concentram dentro e fora do plenário da Câmara foi feito pela deputada estadual Michele Melo (PDT), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).

Ele disse que se eu fosse homem, iria me quebrar ao meio e veio pra cima',  diz Eliane Rosita sobre ameaças de vereador do Bujari – Jornal A Gazeta do  Acre

Vereadora Eliane Rosita/Foto: Reprodução

Dirigindo-se diretamente ao vereador Gilvan, Michelle Melo disse que a violência contra a mulher, seja doméstica ou de caráter político, precisa acabar. Apontando o dedo para Gilvan, Michele não viu na parte do vereador nenhum tipo de reação. Em alguns momentos, ele chegou a esboçar um meio sorriso num cinismo que chocou os participantes da sessão.

Na saída, Gilvan ainda cumprimentou o delegado de polícia Bruno Coelho, que o indiciou pelas ameaças e agressões contra a colega Eliane Abreu. O vereador agradeceu ao delegado por sua presença na sessão. O delegado revelou que ali estava para oferecer segurança à vereadora ameaçada, já que as medidas protetivas solicitadas por ele à Justiça, a fim de que o vereador seja mantido distante da vereadora, ainda não foram garantidas pelo Judiciário.

A vereadora Eliane Abreu chegou a passar mal, após discursar e repetir as declarações que havia feito ao denunciar as ameaças e agressões. Hoje pela manhã, ela demonstrou revolta em função do cinismo do vereador. “É coisa de quem tem certeza da impunidade. Isso precisa ter fim”, disse a vereadora.

Confira o momento em que Eliane subiu à tribuna:

PUBLICIDADE