Neste mês de março, estreia a primeira edição do Festival Acreano de Talentos do Espectro Autista em Rio Branco. O evento busca reunir diversos talentos do Acre, nas categorias de artes visuais, literatura e música. O Festival é uma ação do Programa de Extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac).
O programa “AUTISMOS: do lado de dentro do Espectro”, é coordenado por Rauana Batalha, servidora autista e mãe de uma menina autista. “Aqui, como ainda não temos iniciativas como esta, eu resolvi fazer pelo Programa de Extensão. Eu me inspirei no Festival TEAlentos, que acontece no Pará. Lá, o Governo faz esse evento há 2 ou 3 anos”, explica a coordenadora do projeto
O intuito é divulgar as habilidades e talentos das pessoas com Transtornos do Espectro Autista, relacionadas a literatura, escrita de textos poéticos, romance, contos, teatro, pintura a mão, fotografia, escultura, história em quadrinhos, música, dança e diversas outras categorias artísticas-culturais.
“O objetivo deste evento é dar visibilidade aos talentos e habilidades dos autistas acreanos e incluir por meio das manifestações artístico-culturais, informar e sensibilizar a sociedade a respeito do autismo dando voz à quem vive do lado de dentro do espectro, ou seja, os próprios autistas”, destaca Rauana Batalha.
Essa ação também visa garantir o engajamento e estímulo em ocupações de participação social, lazer e do mundo do trabalho através da arte. Para se candidatar basta apresentar um laudo médico de neurologista ou psiquiatra com o CID legível.
O evento acontece nos dias 27, 28 e 29 de abril. As apresentações de Música acontecerão no Anfiteatro Garibaldi Brasil na Ufac, e a Amostra de Artes Visuais e Literatura, no Via Verde Shopping. As informações completas estão disponíveis no edital.
As inscrições são gratuitas e feitas pela internet, de 13 a 21 de março de 2023. Para se inscrever o candidato deve baixar o formulário de inscrição no site da Ufac, preencher o formulário com todos os campos obrigatórios exigidos e enviar junto com os documentos para o e-mail [email protected], inserindo no campo assunto: Inscrição para o Festival TEA.
“O Programa de extensão nasceu a partir de outras experiências como servidora no Núcleo de Inclusão da Ufac. Observei que o público autista tinha necessidades específicas e comecei a fazer projetos de extensão visando acolhimento, orientação e inclusão. o Programa, que é um conjunto de projetos, eventos, cursos e outras atividades extensionistas com o intuito de falar de inclusão, mas tendo como protagonistas os próprios sujeitos autistas”, finaliza Rauana.
Veja o edital: