Quarta-feira quente, com chuvas fortes e passageiras no Acre; confira a previsão

De acordo com o site O Tempo Aqui do metereologista Davi Friale, a quarta-feira no leste e sul do Acre (microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira) será de tempo quente, com sol, nuvens e chuvas, em geral, passageiras e pontuais, mas que podem ser fortes a partir da tarde. A temperatura mínima varia entre 20 e 23ºC, e a máxima oscila entre 30 e 33ºC.

Já no centro e oeste do Acre (microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá): tempo quente, com sol, nuvens e chuvas, em geral, passageiras e pontuais, mas que podem ser fortes em algumas áreas. A temperatura mínima varia entre 21 e 24ºC, e a máxima, entre 31 e 34ºC.

Alívio em Rio Branco, tensão em Sena Madureira e Cruzeiro do Sul

Às 15h da última segunda-feira, dia 27, o nível do rio Acre, em Rio Branco, atingia 17,0m. Às 15h desta terça-feira, dia 28, marcava 17,2m, ou seja, subiu 20cem, em 24 horas, conforme dados registrados pela Agência Nacional de Águas.

No entanto, cerca 60 minutos após termos feito a leitura atual, repentinamente, devido, possivelmente, a ajustes, a medição baixou cerca de 20 centímetros, tanto do dia anterior como desta terça-feira. Entendemos que tal ajuste tenha sido para sincronizar com dados reais.

Analisando todo o fluxo de água do alto curso da bacia hidrográfica do rio Acre e dos seus afluentes espera-se que, até esta quarta-feira, seu nível estabilize com 17,3m, em Rio Branco, para, na quinta-feira, dia 30, começar a baixar lentamente

O mais importante é que o pior já passou, pois não há tendência de chuvas intensas nos próximos dias, exceto entre quinta-feira e sábado, quando poderão ocorrer chuvas fortes, mas de forma passageira e pontual no vale do rio Acre.

Às 16h da última terça-feira, os rios estavam transbordando em:

– Rio Branco, com 17,2m (rio Acre, com 3,2m acima da cota);

– Xapuri, com 15,1m (rio Acre, com 1,7m acima da cota);

– Brasileia, com 12,9m (rio Acre, com 1,5m acima da cota);

– Sena Madureira, com 15,3m (rio Iaco, com 0,1m acima da cota)

– Plácido de Castro, com 12,8m (rio Abunã, com 0,3m acima da cota).

Em Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá estava com 12,0m, faltando 1,0m para transbordar.

As chuvas, em março, na capital acreana, já acumulam 516,6mm, ou seja, mais que o dobro da média do mês, que é 257,9mm. Em números percentuais, já choveu 200,3% da média de março.

PUBLICIDADE