O sonho da maioria das pessoas é ingressar em uma faculdade, mas nem todo mundo tem condições de arcar com as mensalidades. Por isso, o programa estudantil Fies oferece a possibilidade de financiar as mensalidades com o início de pagamento após a formatura. No entanto, os usuários do Fies acumularam uma dívida altíssima. Veja mais detalhes abaixo!
O número de inadimplentes do programa Fies é surpreendente
Primeiro, vamos entender melhor do que se trata o programa:
Conforme informações solicitadas pelo FNDE, o Fies teve o maior número de usuários em 2014, chegando a um total de 731,957 estudantes. Entretanto, em muitos casos houve atrasos, o que acarretou em milhares de contratos inadimplentes.
Afinal, qual o valor total de débito dos usuários do programa?
O Governo Federal anunciou, recentemente, o débito total dos usuários em inadimplência. O valor chega a R$11,3 bilhões de reais.
Em mais detalhes, esse número significa que 53,7% dos ex-estudantes, que estão em fase de pagamento do programa, estão com suas parcelas de pagamentos atrasadas há pelo menos três meses.
Camilo Santana, ministro da Educação, se surpreendeu com os números e disse, em suas redes sociais, que a inadimplência do Fies está altíssima.
Houve algum motivo específico para esse aumento significativo?
Pesquisas revelam que a taxa de inadimplência aumentou muito durante a pandemia, pois, como sabemos, milhares de pessoas perderam os seus empregos.
Com o intuito de ajudar essas pessoas, o programa propôs uma renegociação que poderia conceder até 99% de desconto, mas apenas 6,7% dos contratos aptos foram renegociados.
Esses usuários terão que pagar, de fato, essa dívida?
Bom, o Fundo de Financiamento Estudantil diz que os usuários que estão nessa situação de inadimplência deverão pagar, em algum momento, todo o valor que está em débito com o programa.