O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), e a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, entregaram nesta quinta-feira (16), os últimos conjuntos do fardamento escolar para a rede municipal de ensino na capital. A entrega ocorreu na sede da Catedral da Igreja Batista do Bosque (IBB), na Estrada do Calafate.
Ao todo, o programa entrego 25 mil kits. Pela primeira vez na história da capital, alunos da rede municipal de ensino recebem o fardamento escolar inteiramente grátis, custeado pela Prefeitura, através de recursos próprios do Município.
Cada kit escolar contém, para os meninos, duas blusas, um short e uma calça. Para as meninas, duas blusas, um short-saia e uma calça. O fardamento, um investimento que se junta à distribuição de tablets e computadores para alunos e professores, é da ordem ordem de R$ 3milhões. Todo o fardamento foi confeccionado por industrias locais, gerando emprego e renda em Rio Branco.
O prefeito Tião Bocalom, professor de matemática já aposentado, anunciou que sua gestão irá fornecer, também, os tênis e as mochilas para os alunos, outro fato inédito na história da educação municipal. Ele relembrou que, quando era prefeito de Acrelândia, município do interior do estado, já realizava a entrega de fardamento, transporte escolar e outros investimentos em prol da educação.
A secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, ressaltou a importância deste ato para os alunos. De acordo com ela, a entrega dos kits ajuda a aumentar o prazer das crianças irem à escola. “Recebi de avós, de pais e de outros responsáveis por aluno o agradecimento. Vi crianças já vestidinhas, mostrando que elas estão felizes porque hoje é identificada da rede municipal de educação de Rio Branco”, disse.
A alegria também contagiou mãe de estudantes. Caroline Souza, mãe das gêmeas Liz e Luna, disse que o sentimento, ao receber os kits das filhas, é de alegria e gratidão.
“Felicidade e alegria por ter a oportunidade de receber esses kits, que é a primeira vez que a gente está recebendo, a primeira vez que elas vão começar a interagir com outras crianças e ter a oportunidade de estudar”, disse.
Dona Renedna, aluna do EJA, programa de Educação de Jovens e Adultos, foi receber o seu kit junto com suas três filhas, também alunas da rede municipal de ensino e que, portanto, também foram receber os seus uniformes.
“É uma grande felicidade, porque eu sou o pai e a mãe dos meus filhos. Minhas filhas perderam o pai e só têm eu. Isso para mim é uma felicidade muito grande. Ano passado elas ganharam os tablets e este ano já vão ganhar o material escolar, farda. Até eu também, ganhei a minha fardinha e me sinto muito feliz”, agradeceu.
Tião Bocalom falou sobre a importância da gestão ofertar os uniformes aos alunos que, segundo ele, muitas vezes precisavam escolher entre comprar comida ou farda escolar.
“Essa questão dos uniformes é fundamental. Quando eu era prefeito de Acrelândia, em 1994, eu já dei uniformes para as nossas crianças lá, porque a gente sabe que é importante incentivar a educação. Principalmente aqui em Rio Branco, onde a gente sabe que tem uma quantidade de alunos que falta comida na mesa, mas graças a Deus a gente está fazendo. Missão cumprida, 25 mil kits para as nossas crianças”, comemorou.