Em um vídeo enviado à imprensa, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, disse que está preparando um decreto de emergência para ser enviado ao Governo Federal, nas próximas horas desta sexta-feira (24), por conta da enchente que tem afetado diversos bairros da capital acreana.
SAIBA MAIS: Veja quais pontos de Rio Branco estão interditados pela enchente
Quem assina o documento é a vice-prefeita Marfisa Galvão, que vai encaminhá-lo ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
“Meus amigos da nossa querida Rio Branco, sei que estamos passando por um momento difícil. Quero dizer que acabei de receber um telefonema do ministro Waldez Góes, do Ministério do Desenvolvimento Regional, dizendo que está à disposição da nossa cidade, se solidarizando com o nosso povo”, destacou o prefeito.
“O ministro garantiu que será feito um reconhecimento sumário do nosso pedido, com urgência, para que a gente possa iniciar as tratativas e ajudar nossa população”, afirmou.
Bocalom garantiu que pelo menos R$ 5 milhões já foram empenhados, de recurso próprio do executivo municipal, para ajudar as famílias afetadas.
O Rio Acre já atingiu a marca de 15,80 m – mais de um metro acima da cota de transbordamento, que é 14 m -, de acordo com a Defesa Civil.
“Vamos continuar lutando, levantando a cabeça pra cima. Não tem como baixar a cabeça. As nossas equipes estão na rua, o Governo do Estado também. Nós vamos vencer mais essa”, finalizou.