Desde a madrugada dessa quinta-feira (23), a capital acreana vem sofrendo com fortes chuvas, alagamentos e enxurradas. Em pouco mais de 12 horas, Rio Branco sofreu com um acumulado de 172 milímetros – mais de 50% de todo o esperado para o mês de março.
Segundo a Defesa Civil local, ao menos 20 bairros foram afetados. Com o atual cenário, a população local pode ficar exposta a riscos, especialmente a que vive próxima a rios e com pouco saneamento básico.
Pensando em minimizar as consequências de inundações e promover a saúde, o Conselho Federal de Química (CFQ) elaborou uma cartilha com o objetivo de auxiliar a população atingida por enchentes.
Elaborada em parceria com a Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag), Sindicato das Empresas de Controle de Vetores e Pragas Urbanas (Sindprag) e Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla), a cartilha tem uma linguagem simples, de fácil entendimento, e está disponível em formato digital e on-line.
O material traz orientações sobre como evitar o aparecimento de vetores e pragas urbanas, e melhores processos de sanitização dos ambientes e utensílios expostos pela água e lama contaminadas. Outro alerta que o encarte faz é sobre onde buscar informações.
Em casos de enxurradas ou enchentes, é importante entrar em contato com as autoridades públicas da localidade atingida para obter orientações, principalmente em relação ao abastecimento de água e os cuidados com o aparecimento de agentes vetores de doenças, como leptospirose e hepatite.
No material, também podem ser encontradas dicas de como realizar a limpeza correta da casa e a higiene dos objetos, inclusive com lembretes para a importância da utilização de luvas de borracha, botas tipo galocha, calças plásticas e óculos de proteção, principalmente, para limpar o quadro de luz ou partes elétricas.
A cartilha também aborda sobre a água segura para consumo. Neste caso, a orientação é para que esta seja fervida por ao menos um minuto, ou, então, que sejam adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5% (água sanitária) para cada litro de água.
Essa cartilha é mais uma ação do CFQ em mostrar a importância do profissional da Química na educação e promoção da saúde, levando o conhecimento necessário para ensinar à população sobre como agir em casos de enchentes.
Acesse aqui a cartilha do CFQ e parceiros: