Ícone do site ContilNet Notícias

COI anuncia evento olímpico de esports; veja games em disputa

Por ESPORTS, GE

Ambiente de competição do jogo Virtual Regatta, integrante do Olympic Esports Series 2023 — Foto: Divulgação/COI

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou os nove games que farão parte do Olympic Esports Series 2023, evento de esportes eletrônicos cujas finais serão disputadas, pela primeira vez presencialmente, na Semana Olímpica de Esports, em Singapura, de 22 a 25 de junho. Todos os jogos anunciados são simuladores virtuais de esportes tradicionais e/ou envolvem atividade física. Os principais títulos de esports estão fora.

A Semana Olímpica de Esports, anunciada em novembro passado, terá, além das finais do Olympic Esports Series, exibições de tecnologia, partidas de demonstração e painéis de debate entre especialistas. A programação completa será divulgada em abril.

Os games do Olympic Esports Series 2023 são:

  • Tic Tac Bow (Tiro com arco)
  • WBSC eBASEBALL: POWER PROS (Beisebol)
  • Chess.com (Xadrez)
  • Zwift (Ciclismo)
  • Just Dance (Dança)
  • Gran Turismo (Automobilismo)
  • Virtual Regatta (Vela)
  • Virtual Taekwondo (Taekwondo)
  • Tennis Clash (Tênis)

— O COI quer trabalhar com as federações internacionais para apoiá-las no desenvolvimento de formas virtuais de seus esportes. Nós decidimos começar focando em esportes físicos virtuais, onde, naturalmente, estão as maiores sinergias — declarou o presidente do Grupo de Esports e Gaming do COI, David Lappartient, em apresentação à imprensa, deixando clara a preferência, ao menos inicial, por jogos que sejam simuladores virtuais de esportes e atividades reais.

— Nós acreditamos que é muito importante apoiar o desenvolvimento de esportes virtuais em todas as áreas, da experiência dos fãs à dos atletas, das desenvolvedoras de games às federações esportivas. Nossa esperança é que consigamos encorajar, inspirar e possibilitar que mais pessoas tenham a experiência e se envolvam com esportes, que é o objetivo principal do COI e do Movimento Olímpico — disse o diretor de esports do COI, Kit McConnell.

Os jogos anunciados pelo COI não são títulos representativos em termos de relevância, audiência e competitividade nos esports. Com exceção de Just Dance, que até conta com um circuito competitivo conhecido, todos os outros não chegam nem perto da importância para os esports de games como Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO)League of LegendsValorantFIFA, entre vários outros.

Na apresentação à imprensa, o COI deixou “portas abertas” para que outros jogos integrem o Olympic Esports Series no futuro, mas enfatizou que, para fazer parte do evento, é necessário que haja uma federação representando a modalidade, o que não existe atualmente nos principais jogos de esports, e que os valores olímpicos estejam presentes no game. O presidente do COI, Thomas Bach, já declarou, em mais de uma entrevista, que games com temática de violência, como os de tiro, são contrários aos valores olímpicos.

— Portas estão abertas, [desde que] refletindo os valores olímpicos. O requerimento para fazer parte do Olympic Esports Series é ter uma federação internacional reconhecida pelo COI envolvida em parceria com a publisher. Óbvio que pode acontecer, estamos mais do que felizes em receber propostas que possam vir de publishers de jogos que reflitam os valores olímpicos. Nós já estamos em discussões preliminares com algumas delas, que podem ser anunciadas nas próximas edições — comentou o head de esportes virtuais e games do COI, Vincent Pereira, ao ser questionado sobre a inclusão de games tradicionais no evento olímpico dedicado a esports.

No ano passado, o diretor de Relações com os Comitês Olímpicos Nacionais e da Solidariedade Olímpica do COI, James Macleod, descartou a inclusão no programa olímpico de “jogos como League of Legends”. Na contramão do que é pregado pelo COI, os Jogos Olímpicos Asiáticos, a serem realizados neste ano após adiamento, terão competições de oito games, incluindo LoL, DotA 2, FIFA e Street Fighter V, com distribuição de medalhas.

No Olympic Esports Series haverá campeonatos classificatórios ao redor do mundo, aberto a jogadores amadores e profissionais, e os melhores irão competir nas finais no Suntec Centre, em Singapura, com transmissão ao vivo no site e nas redes sociais das Olimpíadas.

O Olympic Esports Series é uma evolução do Olympic Virtual Series, realizado em 2021, o primeiro evento olímpico de esports, inteiramente disputado online em razão da pandemia de Covid-19, que, segundo o COI, teve mais de 250 mil participantes em 100 países. Houve torneios em cinco games: eBaseball Powerful Pro Baseball 2020 (beisebol), Zwift (ciclismo), remo, Virtual Regatta (vela) e Gran Turismo (automobilismo).

Sair da versão mobile