Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (6/3), a autorização para um novo concurso Diplomata. Serão 30 vagas para a classe de terceiro-secretário.
De acordo com o documento, os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:
- Fase 1: prova objetiva;
- Fase 2: provas escritas (Língua Portuguesa e Inglesa)
- Fase 3: provas escritas (História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito, Língua Espanhola e Francesa);
A prova objetiva (fase 1) será composta por questões das seguintes áreas:
- Língua Portuguesa;
- História do Brasil;
- História Mundial
- Geografia
- Língua Inglesa
- Política Internacional
- Economia; e
- Direito.
Vale a pena ressaltar também que, de acordo com o documento, o tempo entre a realização da primeira prova com a publicação do edital, foi reduzido para 2 meses. Veja mais detalhes abaixo:
O último concurso Diplomata foi realizado em 2022. Organizado pelo Iades, o certame foi destinado ao provimento de 34 vagas para a carreira de terceiro-secretário.
Os candidatos, na época, foram avaliados por três etapas (provas objetiva, provas escritas de língua portuguesa e inglesa, além de provas escritas sobre Brasil, política internacional e línguas espanhola e francesa).
Para ingressar na carreira, o candidato deve possuir nível superior de formação em qualquer área. O salário inicial do aprovado será de R$ 19.199,96.
Resumo do concurso Diplomata
- Situação: autorizado
- Banca: a definir
- Cargo: terceiro secretário da carreira de diplomata
- Vagas: 30
- Escolaridade: nível superior
- Salário: R$ 19.199,06 iniciais
- último edital neste link