Concurso INSS: deputado defende realização de novo certame; entenda

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, será recebido na Câmara dos Deputados para tratar de temas relacionados à fila do INSS e a convocação dos aprovados no concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), realizado recentemente, além de um novo edital!

Trata-se da Comissão de Previdência e Família, presidida pelo deputado federal Fernando Rodolfo (PL/PE), e que tem como principal objetivo pressionar o governo para que ocorra, com urgência, a nomeação dos novos servidores, já que a fila do INSS está diretamente relacionada à defasagem no quadro de pessoal para atendimento ao público.

Além disso, Fernando Rodolfo aponta que, mesmo que todos os aprovados no certame sejam convocados, incluindo o cadastro reserva, ainda assim o número de servidores atuantes na autarquia estaria muito distante do necessário.

“O ministro precisa convocar, urgentemente, todos esses servidores [aprovados no último concurso] que estão aguardando serem chamados e tem que fazer, em seguida, um novo concurso, e este, muito mais abrangente”, destacou o Deputado Federal.

A entrevista do deputado foi concedida à Band News na última terça-feira, 28 de março.

Novo concurso INSS?

Um novo edital de concurso público para o INSS é projetado para o ano de 2023, segundo informou a equipe de transição do governo Federal.

Em caso de realização, o certame pode ofertar novas mil vagas e tem como objetivo reduzir filas para atendimento nas agências e atualização dos sistemas atuais. Confira aqui!

É importante lembrar que para isso ser viabilizado, é necessário nomear todos os aprovados nas vagas imediatas e em cadastro de reserva, que totalizam 3.373 oportunidades, do atual concurso.

O chamamento deve ser realizado dentro do prazo de validade (um ano que pode ser prorrogado por mais um).

Dessa forma, é possível também que um novo concurso INSS para provimento de servidores aconteça no próximo ano, em 2024.

Resumo do concurso INSS

  • Banca organizadora: Cebraspe
  • Cargo ofertado: Técnico do Seguro Social
  • Escolaridade: nível médio
  • Salários: iniciais de R$ 5.905,79
  • Vagas: 3.373
  • Confira o edital
PUBLICIDADE