Delegacia da Mulher será reinaugurada para atuar 24 horas em Rio Branco

Uma delegacia de policia com equipe completa de delegados, agentes de polícia e escrivãos, funcionando 24 horas por dia os sete dias. Assim será a nova Delegacia de Proteção à Mulher (Deam), a ser reinaugurada em Rio Branco na próxima semana.

O anúncio foi feito pelo próprio governador Gladson Cameli, nesta quarta-feira (1), durante solenidade de posse da nova secretária de Estado da mulher, a delegada de polícia civil aposentada Mardhia El-Shawwa Pereira, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac).

Numa concorrida solenidade à qual compareceram diversas autoridades das áreas de segurança pública, do Ministério Público e do Poder Judiciário, além dos movimentos sociais de defesa dos direitos das mulheres, Gladson Cameli reafirmou os compromissos de combate aos índices de crimes contra a mulher que fazem do Acre um campeão nacional nesta área.

Num discurso cheio de simbolismo, Gladson Cameli lembrou que em 2022, Rio Branco, maior município acreano e capital do Estado, onde se concentra a grande maioria da população, o governador concordou com a procuradora de Justiça Patrícia Rego de que a violência contra a mulher está se internalizando no interior do Estado, principalmente nos municípios de Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul, onde assassinatos de mulheres foram registrados no mesmo período.

“Se conseguimos conter isso na Capital, temos que avançar também para o interior. E para isso eu conto com a ajuda dos nossos prefeitos”, disse o governador.

Março, por conta da passagem do Dia Internacional da Mulher, dia 8, é considerado o Mês da Mulher e, no Acre, vai haver uma série de celebrações, as quais começaram com a implementação e fortalecimento de políticas públicas voltadas às acreanas, da qual a posse da secretária Márdhia El-Shawwa é uma dessas conquistas.

A nova Secretaria é o fortalecimento de uma Delegacia de Proteção à Mulher serão medidas que buscam assegurar o direito das mulheres e lutar contra a violência doméstica, principalmente no enfrentamento ao feminicídio..

“A criação da Secretaria da Mulher é um compromisso nosso com todas as mulheres. Queremos deixar para trás estatísticas que não são favoráveis e tornar o Acre um lugar seguro para que as mulheres possam viver em paz”, afirmou Gladson Cameli.

A delegada aposentada da Polícia Civil, Márdhia El-Shawwa atuou durante muitos anos na defesa das mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ao falar logo após a posse, a nova gestora enumerou ações que serão realizadas nos primeiros cem dias de governo.
“Vamos fortalecer nossos núcleos do interior e inaugurar três unidades da Casa Mulher Brasileira, além de transversalizar nossas políticas para as mulheres”, disse.

A vice-governadora Mailza Assis disse que o atual Governo vai se empenhar em prol da população feminina. “Esperamos que a criação desta secretaria seja um marco no combate à violência contra a mulher. Temos um trabalho que será desenvolvido a curto, médio e longo prazo, para que possamos superar esta situação”, disse Mailza.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, parabenizou a iniciativa do governo do Estado. “Hoje é um momento de comemoração. Precisamos avançar com políticas públicas que sejam eficazes e ajudem as nossas mulheres”, declarou.

A solenidade também foi marcada pela assinatura do termo de compromisso para implantação do Programa Acolhe, do Instituto Avon. A iniciativa está presente em mais de 300 municípios brasileiros e oferece assistência gratuita às mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes.

O governo do Estado e Instituto Avon assinaram termo de compromisso para implantação do Programa Acolhe no Acre. “No ano passado, acompanhamos mais de 500 mulheres e dependentes. Oferecemos hospedagem temporária em hotéis, assistência social, psicológica e jurídica para essas mulheres”, explicou Daniela Marques, representante do Instituto Avon.

A cerimônia contou com a presença da defensora-geral do Estado, Simone Santiago, da procuradora-geral adjunta do Ministério Público do Acre, Rita de Cássia Nogueira; da procuradora de justiça Patrícia Rêgo; da deputada estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Michelle Melo; da vice-presidente da Fieac, Raimunda Holanda; e do desembargador do Tribunal de Justiça do Acre, Júnior Alberto; entre outras autoridades.

O que disseram

“Não tenho dúvidas de que será feito um grande trabalho no fortalecimento e desenvolvimento de políticas públicas voltadas às mulheres, principalmente no enfrentamento à violência”, Rita de Cássia Nogueira, procuradora-geral adjunta do MPAC.

“É possível ter um estado livre de violência, e hoje demos um importante passo para alcançar esse objetivo, com a reativação da Secretaria da Mulher”, Patrícia Rêgo, procuradora de justiça do MPAC.

“A volta dessa secretaria contou com o apoio de 23 deputados estaduais. Espero que daqui a quatro anos possamos estar comemorando resultados positivos para as nossas mulheres”, Michelle Melo, deputada estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa.

“Com todo o conhecimento e experiência que a delegada Márdhia possui, tenho certeza do excelente trabalho que será feito em defesa das mulheres”, Júnior Alberto, desembargador do Tribunal de Justiça do Acre.

PUBLICIDADE