Descoberto asteroide com pequena chance de atingir a Terra em 2046

A Agência Espacial Norte-americana (Nasa) rastreou um novo asteroide durante as observações de rotina envolvendo estes fenômenos espaciais. Denominado 2023 DW, o fragmento de corpo celeste tem uma pequena chance de impactar na Terra neste século.

Caso aconteça, a previsão de colisão está estipulada para 2046. Porém, em muitos casos de novas descobertas deste tipo de objeto espacial, são necessárias algumas semanas de estudo, para assim, reduzir as incertezas e prever de forma adequada suas possíveis novas órbitas futuras.

Até a publicação desta matéria, a data estimada da chegada do asteroide na Terra era 14 de fevereiro de 2046.

Em março de 2023, o asteroide está localizado a cerca de 1,8 milhão de quilômetros da Terra. Pelo site da Nasa, é possível visualizar uma simulação do corpo celeste no espaço, além de mais informações sobre o mesmo.

Com 49,29m de diâmetro médio estimado, o 2023 DW é menor que um campo de futebol profissional.

Missão Dart

Com o objetivo de testar o mecanismo de defesa da Terra, de forma proposital, a Nasa preparou a colisão de uma aeronave com um sistema duplo de asteroides (Dimorphos e Didymos), realizada em setembro de 2022. A ação projetava conseguir mudar a trajetória de um corpo celeste. E foi realizada com sucesso.

O objeto teve seu caminho alterado pela intervenção humana com êxito, conforme divulgado em outubro do ano passado, aumentando as possibilidades defensivas da agência contra eventuais ameaças espaciais.

PUBLICIDADE