O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 8 de março, que cai na próxima quarta-feira. O governo do Acre decidiu transferir o feriado para a sexta-feira (10), de acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom).
Em razão da transferência, os órgãos públicos irão funcionar normalmente na quarta-feira (8), contudo, na sexta-feira (10), somente os essenciais atenderão o público. Delegacias e hospitais manterão o expediente.
Apesar da importância da data que demarca conquistas sociais, políticas e econômicas desta categoria, como direito ao voto, maior participação no mercado de trabalho, direitos reprodutivos e direitos civis, no Brasil, o Dia Internacional da Mulher não é considerado um feriado nacional, com isso, fica a critério das empresas privadas colocar o dia como ponto facultativo ou não.
O Dia Internacional da Mulher é uma ocasião para homenagear as mulheres, a data também faz alusão a eventos históricos que demarcam a luta feminina por igualdade de gênero, e é oficializada desde 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo a historiadora Cassia Iasmin Marinho, “o dia 8 de março relembra as lutas, greves e manifestações das mulheres em busca de melhores condições nos ambientes de trabalho e, consequentemente, melhores condições de vida”, salienta.
“É muito importante que nessa data, não se pense em celebrar apenas nossa feminilidade, mas sim rememorar e dar um gás para as nossas lutas dentro do mercado de trabalho, em casa, nas universidades, igrejas”, finaliza Cássia.