Ícone do site ContilNet Notícias

Diretor da Secretaria Municipal de Educação morre em Rio Branco em consequência de câncer

Por Tião Maia, ContilNet

O professor João de Souza Lima, diretor de gestão da Secretaria Municipal de Educação, faleceu na tarde deste sábado (25), em Rio Branco, aos 56 anos de idade. Era geógrafo e matemático.

Natural de Fortaleza (CE), veio para o Acre ainda jovem, onde casou-se e constituiu família. Deixa a esposa, dona Vângela Lima, e três filhos – João Filho, José Neto e Hortência.

Antes de fazer carreira no magistério, João Lima foi um pequeno comerciante na Praça da Bandeira, no centro de Rio Branco, onde também iniciou sua carreira política, na década de 1980. Foi líder dos camelôs e pequenos comerciantes de Rio Branco e chegou a concorrer, sem sucesso, a uma vaga de vereador na Câmara Municipal de Rio Branco.

Forte opositor do Partido dos Trabalhadores (PT), que governou o Acre por 20 anos a partir de 1999 até a 2019, foi candidato à presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac), mas acabou derrotado. Foi aprovado em concurso público para professor de Geografia do Município de Porto Acre, tendo atuado por quatro anos, ocasião em que se candidatou novamente, sendo eleito, pela terceira vez, diretor da Escola de ensino Médio Professor José Rodrigues Leite, em Rio Branco.

Recebeu título de Cidadão Riobranquense pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre e Membro Benemérito da Academia de Letras Acreana dos Poetas, ocasião em que também graduou-se em Matemática pela Unopar.

Era filiado ao PP e tinha ligações políticas como grupo do ex-deputado José Bestene. Em 2020 foi acometido de um câncer agressivo no pulmão, do qual fez tratamento e, mesmo tendo o direito de se aposentar, continuou trabalhando na diretoria de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco. A morte foi em consequência do câncer.

Sair da versão mobile