Refletir sobre a presença e a participação de mulheres nos espaços de poder é levar ao debate relacionado ao lugar que compete a homens e mulheres na sociedade, atualmente. Fato que deve ser colocado em pauta é que diversos argumentos influenciaram toda a existência humana. Os papéis que historicamente foram desempenhados por homens e mulheres se mostram tão “peculiares” na vida cotidiana que chegam ao ponto de se auto-revelarem como naturais ao ser humano.
Essa percepção, fundamentada em critérios psicológicos, quando não biológicos, é utilizada para definir o lugar de pertencimento do homem e da mulher dentro da sociedade, bem como legitimar a desigualdade de gênero.
Desafiadas a superar as mais diversas opiniões dessa sociedade nos espaços políticos, elas enfrentam uma rotina institucional que frequentemente insiste e persiste em “devolvê-las” ao espaço privado, da família e do lar. Na impossibilidade de fazê-lo, a dialética masculina se empenha em mantê-las (no espaço público-político) sob as conveniências do poder patriarcal.
Apesar de todos os obstáculos enfrentados dia após dias, é possível citar mulheres acreanas que ocupam cargos de poder dentro da sociedade, quebrando totalmente os paradigmas e mostrando que, mulheres não tem o sexo frágil, como diria Erasmo Carlos em uma de suas canções “dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda… Eu que faço parte da rotina de uma delas sei que a força está com elas. Vejam como é forte a que eu conheço. Sua sapiência não tem preço. Satisfaz meu ego se fingindo submissa. Mas no fundo me enfeitiça”.
Conheça mulheres que ocupam espaço de poder no Acre:
Fernanda Hassem
Prefeita do Município de Brasileia, Fernanda Hassem é acreana e nascida na cidade de Brasileia. É formada em serviço social, casada e tem dois filhos. Fernanda é uma entre as 3 prefeitas que ocupam tal cargo no Acre.
Lene Petecão
Vereadora em seu 3º mandato da capital do Acre, atualmente é a vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Branco. Lene é assistente social, tem 59 anos e é casada.
Márdhia El-Shawwa
Márdhia El-Shawwa é secretária de Estado da Mulher. Delegada aposentada da Polícia Civil, atuou durante muitos anos na defesa das mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Marfisa Galvão
Marfisa Galvão, aos 43 anos, possui um currículo e muitos títulos dentro do poder público, ela que já foi deputada federal no ano de 2018, atualmente é a vice-prefeita do município de Rio Branco. Formada em Educação Física, ela também é Secretária da SASDH.
Maria Lucinéia
Prefeita de Tarauacá, é servidora do Tribunal de Justiça do Acre. Néia é casada e é mãe de 3 filhos. Formada em geografia pela Universidade Federal do Acre.
Mailza Assis
Mailza Assis da Silva é mãe de 3 filhos. Aos 43 anos, é engajada em sua vida política. Já foi gestora de pastas como Administração, Assistência Social e Cidadania no executivo municipal, atualmente é a vice-governadora do estado. Entre 2019 e 2022, foi senadora pelo estado do Acre.
Marina Silva
Marina Silva, nascida em um seringal do Acre, é ambientalista e política brasileira. Sua vida política teve início ainda em 1984, quando fundou junto com o ambientalista Chico Mendes, a Central Única dos Trabalhadores, ela já foi vereadora, deputada estadual, senadora e, atualmente, é Ministra do Meio Ambiente.
Michelle Melo
Médica, ativista de causas como saúde, educação e Direitos Humanos, já foi vereadora pelo município de Rio Branco. Atualment,e é deputada estadual e é a primeira mulher a ocupar o cargo de líder do governo dentro da Assembleia Legislativa do Acre.
Nayara Lessa
Nayara Lessa é a atual secretária de Comunicação do Estado do Acre (Secom). Mãe de dois filhos e casada, possui formação em comunicação social com habilitação em jornalismo, é mestra em linguagem e identidade.
Regina Ferrari
Regina Ferrari é natural de Uniflor (PR), tem 52 anos, é casada e mãe de três filhos. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, possui Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia), pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ (2009), MBA em Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas (2008), Especialização em Pós-Graduação em Direito Processual Civil, pela Universidade Católica de Petrópolis (2000), e Especialização em Direito Constitucional, pela Universidade Federal do Acre (1999). É doutoranda em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Também é formada pelo Programa de Gestão Avançada do Advance Center da Amana-Key e participou, no ano de 2010, do Curso de Capacitação em Gestão Pública, oferecido em convênio pelo Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas do Acre.
Atualmente, ocupa Presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a desembargadora-presidente.
Rosana Gomes
Rosana Gomes, casada, tem 41 anos, faz parte do grupo entre as 3 mulheres que ocupam o cargo de prefeita mulher no estado do Acre. Atual prefeita da cidade de Quinari, ela vem de uma família com influências políticas.
Simone Santiago
Simone Santiago integra a administração superior da DPE/AC desde o ano de 2017, quando tomou posse como subdefensora pública geral. Em 2021 foi eleita defensora-geral, cargo que deverá permanecer até 2025.
Natural de Alegrete-RS, Simone Santiago é graduada em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Alegrete-RS (1991), graduada em Direito pela Universidade Federal do Acre (1999), com especialização em Direito Processual Civil (2003). Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e atualmente é doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília. Também é professora efetiva do Curso de Direito na Universidade Federal do Acre e professora do Curso de Direito no Centro Universitário Uninorte.