Energisa realiza procedimentos de manutenção na rede de energia elétrica

Para garantir a qualidade dos serviços de energia elétrica para os clientes, a Energisa realiza manutenções programadas nas áreas urbanas e rurais do estado. As manutenções são necessárias para realizar melhorias na rede de distribuição tais como a substituição de postes, troca de componentes como cabos e conexões, além de podas de árvores com risco para a rede elétrica que possam levar a desligamentos emergenciais. 

Somente em 2022, foram realizados 661 desligamentos para manutenção preventiva, beneficiando 25.770 clientes. O investimento nesse período foi na ordem de R$ 12,5 milhões. Em janeiro e fevereiro deste ano, foram realizadas 396 ações, com investimento de R$ 1,3 milhão que beneficiaram 2.500 clientes. 

De acordo com coordenador de proteção da Energisa Acre, Bruno Rodrigues, essa atuação contribui para uma maior confiabilidade da rede de energia. “Assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substituí-los por novos e mais modernos antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura”.  

Desligamento programado 

Por questões técnicas e de segurança da comunidade e dos colaboradores empenhados nas manutenções, há situações específicas em que é necessário o desligamento da rede elétrica durante os procedimentos.  “Nesses casos, a Energisa tem o compromisso de informar os clientes residenciais com 72 horas de antecedência para que tenham ciência do intervalo e se programem para o período em que a rede elétrica estará desligada”, afirma Bruno Rodrigues. 

Os comunicados de desligamento programado informam as regiões que receberão a melhoria, hora de início e previsão do horário de finalização do serviço. Os clientes têm acesso a essas informações por meio de avisos em rádios locais, do aplicativo Energisa ON e envio de SMS para os números cadastrados na companhia. Vale ressaltar que o desligamento da rede elétrica só ocorre quando for realmente necessário. 

O coordenador lembra que a rede elétrica é aérea e pode ser afetada por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, a manutenção se transforma em emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. 

“Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os colaboradores quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos para reduzir o tempo do desligamento”, diz. 

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