Ícone do site ContilNet Notícias

Estudo de professor acreano é publicado na revista ‘The Economist’ e ganha notoriedade internacional

Por Rebeca Martins, ContilNet

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (28), o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac) João Paulo Mastrangelo, formado em Engenharia Florestal, com mestrado em Desenvolvimento Regional, teve seu estudo publicado na ‘The Economist’, uma revista inglesa considerada uma das maiores do mundo dentro da categoria economia.

Prestes a defender sua tese de doutorado, João Paulo contribuiu na reportagem ‘O maior obstáculo para salvar as florestas tropicais é a ilegalidade’, da revista ‘The Economist’, em conjunto com o professor da Universidade de Campinas, Alexandre Gori Maia.

O professor acreano fala dos impactos da segurança dos direitos de propriedade sobre o desmatamento na Amazônia, além disso, identifica propriedades que não possuem sobreposição de direitos fundiários, desmatam menos e têm mais chances de cumprir o Código Florestal.

“Ressaltamos que a governança e a proteção dos direitos fundiários são componentes importantes para as políticas fundiárias e de combate ao desmatamento ilegal”, destaca João Paulo.

Anterior a publicação do estudo na revista inglesa, João Paulo apresentou suas pesquisas no Congresso da Associação Americana de Economia Agrícola e Aplicada, um evento científico de referência na área, provavelmente, foi por meio desse congresso que ganhou notoriedade internacional.

“Fico feliz de poder repercutir nossos resultados e conclusões de modo que possam influenciar políticas e ações para melhorar o uso da terra na região, buscando sempre uma conciliação entre a produção agrícola, conservação florestal e o desenvolvimento econômico”, finalizou o professor.

Sair da versão mobile