De acordo com o site ”O Tempo Aqui” do meteorologista Davi Friale, o primeiro fim de semana de março de 2023 será quente, com sol, nuvens, chuvas, raios e possibilidade de temporais no Acre, inclusive, na capital, onde o nível do rio Acre estará elevado.
No leste e no sul do estado (Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e proximidades), o calor abafado, com sol, nuvens e chuvas passageiras e pontuais, principalmente na parte da tarde, vai predominar, no sábado, porém, no domingo, o tempo fica instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora, que podem ser intensas e acompanhadas de temporais.
Os ventos estarão soprando, entre fracos e calmos, da direção norte, com variações de noroeste e de nordeste, mas, em alguns pontos, poderão ocorrer rajadas moderadas. No sábado, o calor vai predominar, mas, no domingo, a temperatura ficará amena.
Já, no centro do Acre e no vale do Juruá (Tarauacá, Cruzeiro do Sul e municípios próximos), será o tempo instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora, que irá predominar. Em alguns momentos, o calor abafado também poderá se manifestar e as chuvas poderão ser fortes e acompanhadas de raios e trovoadas em vários municípios, principalmente em Cruzeiro do Sul e arredores.
Os ventos estarão fracos e calmos, soprando da direção norte, com variações de noroeste e de nordeste. A temperatura mínima vai oscilar entre 21 e 24ºC e a máxima, entre 28 e 31ºC.
Em Rio Branco, o nível do rio Acre estará elevado, devendo ficar, no domingo, próximo de 12 metros, mas não oferecerá perigo de inundação nos próximos dias, pois, sequer atingirá a cota de alerta neste fim de semana. No entanto, alertamos para a possibilidade de alguns transtornos, tendo em vista que muitos troncos e galhos de árvores – os balseiros – deverão passar pela capital, podendo ficar retidos nas colunas das pontes, além do perigo para o deslocamento de barcos.
Às 13h de sexta-feira, dia 3, o nível do rio Acre, na capital, era de 9,2m e continuava subindo rapidamente, trazendo muitos balseiros, que começaram a ficar retidos nas colunas de sustentação das pontes. Quatro dias antes, ou seja, na última segunda-feira, dia 27 de fevereiro, seu nível era de 6,8m. A cota de alerta é 13,5m e a do transbordamento, 14,0m.
Não somente o rio Acre não oferece perigo de transbordamento nos próximos dias, mas, também, os demais rios principais do estado, cujas cotas estão muito baixas. No entanto, poderão ocorrer transbordamentos de córregos e igarapés, assim como inundação de ruas, devido às chuvas intensas no domingo.