“Irei em todos os gabinetes, conversar com cada parlamentar”, disse o govenador Gladson Cameli (PP), na tarde desta terça-feira (7), numa das dependências da Câmara dos Deputados, em Brasília, ao abrir reunião com parte da bancada de deputados federais e senadores do Acre. A reunião desta tarde foi aberta com as presenças dos senadores Sérgio Petecão (PSD) e Alan Rick (União), além dos deputados Coronel Ulysses (União), Zezinho Barbary (PP), Ghehlen Diniz (PP), Roberto Duarte (Republicanos) e Eduardo Velloso (União), e das deputadas Socorro Neri (PP) e Meire Serafim (União) – os faltosos foram Antônia Lúcia e o senador Márcio Bittar (União), os quis não avisaram os motivos das ausências.
Para o governador Gladson Caneli, segundo ele mesmo disse ao abrir a reunião, não haverá problema algum com a falta de membros da bancada, já que ele pretende, após o encontro de hoje, procurar cada um dos deputados e senadores do Acre, em seus gabinetes.
Fontes em Brasília revelaram que a reunião foi iniciada com uma espécie de massagem de ego, por parte do governador, em relação ao senador Alan Rick, indicado coordenador da bancada federal em Brasília. O único momento de tensão se deu quando o senador Sérgio Petecão propôs, já que não houve eleição do senador Alan Rick para a função, seria necessária uma votação para legitimá-lo.
“Precisamos fazer a eleição para fortalecer a democracia”, disse Petecão ao defender a eleição do senador. O deputado Coronel Ulysses disse que a eleição já tinha ocorrido. “Foi por aclamação”, disse o deputado.
Também por unanimidade, nesta tarde, foi eleita a deputada Socorro Neri como vice-coordenadora da bancada.
“Foi por aclamação”, disse o deputado. Passado este perrengue aparente, a reunião prosseguiu com o governador, dirigindo-se aos parlamentares, com frases assim: “O Estado precisa de vocês ” e “Estou à disposição. Contem comigo”.
Quem assistiu a reunião revelou que não houve, como era de se esperar, lavagem de roupa suja, decorrente de mágoas da campanha eleitoral de 2022, onde, dos três senadores, dois – Sérgio Petecão e Márcio Bittar – foram concorrentes diretos do governador e então candidato à reeleição, e o terceiro, Alan Rick, foi eleito numa chapa fora daquela encampada por Cameli, que apoiou o candidato Ney Amorim, o segundo lugar na eleição. Mas, apesar disso, de acordo com analistas da política em Brasília, a reunião foi para quebrar qualquer distencionamento entre o governador e os parlamentares federais.
Na semana que passou, o governador já havia conversado em Rio Branco com o senador Márcio Bittar, que havia confirmado a reconstrução da aliança política com Gladson Cameli.
Na reunião de hoje em Brasília, Gladson Cameli concluiu dizendo que sua procura aos parlamentares é um gesto de que o governo quer trabalhar em parceira com todos.
O governador permanece em Brasília até segunda-feira (13). No Acre, a vice-governadora Mailza Assis permanece no exercício do governo.