Apesar de representarem 45% da força de trabalho do governo federal, as mulheres ocupam apenas 33% dos postos de alto escalão, que incluem diretorias, secretarias e ministérios. Do total de cargos de alto escalão na administração federal, apenas 9% são ocupados por mulheres que se declaram pretas ou pardas. O percentual sobe para 12% se consideradas lideranças de baixo escalão, como gerentes e coordenadores.
Os dados sĂŁo do ObservatĂłrio de Pessoal, que serĂĄ lançado pelo MinistĂ©rio da GestĂŁo e da Inovação em Serviços PĂșblicos na prĂłxima semana. Ele terĂĄ como objetivo recolher e analisar dados sobre a administração federal.
No caso de homens pretos ou pardos, a participação Ă© de 20% em todos os nĂveis de liderança. O estudo identificou que a presença de mulheres em cargos de alto escalĂŁo subiu de 26%, no inĂcio do governo de Jair Bolsonaro (PL), para 33% nos dois primeiros meses do mandato de Lula (PT).
O estudo aponta ainda que, embora a presença feminina na chefia tenha aumentado, houve uma leve queda em relação ao quadro geral, que inclui todo o universo de servidores. Em fevereiro de 2019, as mulheres estavam em 46% dos postos disponĂveis na administração federal. JĂĄ em fevereiro deste ano, esse Ăndice caiu para 45%.
A expectativa da atual gestĂŁo Ă© a de que a participação feminina aumente nos prĂłximos meses, jĂĄ que muitas nomeaçÔes foram realizadas nas Ășltimas semanas.
O levantamento ainda aponta que, entre aquelas que ocupam cargos de liderança, apenas 38% tĂȘm filhos menores de idade. Entre os homens, esse percentual sobe para 66%. HĂĄ tambĂ©m uma maior participação de casados (68%) do que de casadas (51%).
De acordo com o ObservatĂłrio, 1% das mulheres ocupantes de cargos de liderança possuem alguma deficiĂȘncia. E 90% delas tĂȘm, no mĂnimo, curso superior em seu currĂculo, sendo que uma parcela cursou doutorado (16%), mestrado (13%) ou pĂłs-graduação (7%).

