No dia 11 de março de 2020, a Organização Nacional da Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Meses antes, países do mundo todo já sinalizavam preocupação com a circulação do vírus. Seis dias depois da declaração da OMS, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmava os três primeiros casos do novo coronavírus no estado, um diagnóstico pela rede particular e dois no pronto-socorro da capital.
De acordo com os dados da Sesacre, desde o início da pandemia até a data do último Boletim de Covid-19, foram registrados 2.043 óbitos e mais de 160.000 casos confirmados de coronavírus no Estado.
Relembre as principais datas destes três anos de pandemia no estado:
Março, 2020 – Situação de Emergência
No dia 17, o governador Gladson Cameli declarou, no Diário Oficial, situação de emergência no estado por trinta dias. Também foram suspensas, por 15 dias, as aulas nas redes públicas e privadas de ensino. Na mesma data em que o estado entrou em situação de emergência, foram confirmados pela Sesacre os três primeiros casos do novo coronavírus. Três dias depois, em 20 de março, o governo decretou o fechamento de diversos estabelecimentos como shopping, bares, restaurantes e lanchonetes. Viagens interestaduais e internacionais no estado foram suspensas.
Abril, 2020 – Primeira morte e uso de máscaras
No dia 6 de abril, a Sesacre confirmou a primeira vítima da doença no estado, uma idosa de 79 anos que estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco desde o dia três do mesmo mês. Dos estados brasileiros, o Acre foi o penúltimo a registrar um paciente morto em decorrência da Covid-19, sendo Tocantins o último.
Após um mês de situação de emergência no estado, o governo prorrogou por mais 15 dias o decreto emergencial. Também passou a ser obrigatório o uso de máscaras em locais públicos e privados. Até o dia 17 de abril, haviam 135 pessoas infectadas no estado e cinco óbitos em decorrência da doença.
Julho, 2020 – 500 mortes por Covid-19
Em julho daquele ano, de acordo com o boletim da Sesacre, o estado atingia a marca de 500 mortes provocadas pelo novo coronavírus.
Novembro, 2020 – Homenagem aos profissionais da saúde
Em parceria com o governo, o grafiteiro Matias Souza decorou a fachada do Pronto-Socorro de Rio Branco com um mural homenageando os profissionais da saúde no estado.
Janeiro, 2021 – Vacinas chegam ao Acre:
Após a Anvisa autorizar, no dia 17 de janeiro de 2021, o uso emergencial de CoronaVac e Oxford, doses da CoronaVac foram trazidas por avião da FAB para a capital acreana. Um morador do Lar Vicentino, José Oliveira, de 85 anos, foi o primeiro vacinado no estado, junto da enfermeira Maria José Monteiro, de 66 anos. O dia 20 deste mês ficou marcado pela chegada de vacinas em todos os municípios do estado. Santa Rosa do Purus foi o último município contemplado. No dia 22 de janeiro, com o Alto Acre na fase vermelha e o Baixo Acre na laranja, o governo cancelou as festividades e os pontos facultativos de carnaval.
Fevereiro, 2021 – Acre em fase vermelha
Governo decretou fase vermelha em todas as regiões do estado, em razão do agravamento da pandemia e perigo de colapso do sistema de saúde. Na data, de acordo com o Ministério da Saúde, o estado registrava mais de 48.000 infectados e 873 mortos pela Covid-19.
Julho, 2021 – Quase 300 mil pessoas receberam a primeira dose
Após o início da vacinação em fevereiro de 2021, em julho o estado chegava a 277.725 cidadãos vacinados com a primeira dose do imunizante contra coronavírus.
Novembro, 2021 – Passaporte de vacinação:
Em novembro daquele ano, o governo do estado passou a implementar o passaporte de vacinação para entrada em locais de uso coletivo no Acre.
Fevereiro, 2022 – Retorno da Expoacre
Após dois anos sem o evento, governo anuncia o retorno da maior feira agropecuária do acre, em sua 47ª edição, após a redução dos casos de coronavírus no estado, sendo exigido o passaporte vacinal.
Março, 2022 – Acre deixa de exigir passaporte vacinal em órgãos públicos
No mês de março do ano passado, governou publicou um decreto que retirava a obrigação de apresentar o passaporte vacinal em órgãos públicos, mas a exigência continuava para eventos públicos e particulares.
Abril, 2022 – 1,4 milhão de doses da vacina
No dia 22 de abril do ano passado, o Acre, de acordo com dados da Sesacre, atingia a marca de 1.404.65 doses do imunizante na população acima de 5 anos de idade, após mais de um ano da chegada dos imunizantes no estado.
Maio, 2022 – 71,21% da população total vacinada
No mês de maio, o estado registrou 71,21% da população total vacinada com a primeira dose do imunizante.
Outubro, 2022 – Governo revoga decretos do Pacto Acre sem covid-19
Após uma queda expressiva nas notificações de covid-19, o governo do estado revogou a nomeação do Comitê de Acompanhamento Especial da covid-19 e do Grupo de Apoio ao Pacto Acre sem covid-19. A partir do mês em questão, o boletim da Sesacre com informações sobre a covid-19 passou a ser divulgado semanalmente, e não mais diariamente.
Fevereiro, 2023 – Vacinação Bivalente no estado
Após dois anos de pandemia, o estado recebeu do governo federal mais de 67 mil doses do imunizante bivalente da Pfizer. O dia 23 de fevereiro deste ano ficou marcado pelo início da vacinação bivalente, começando pelos grupos de risco.