Um suposto vigia de uma obra, identificado como Francisco das Chagas Melo do Nascimento, 53 anos, tentou impedir um furto e quase matou o ladrão na noite deste sábado (11), na rua Leblon, no bairro Preventório, em Rio Branco.
Segundo informações do suposto vigilante, ele foi contratado para vigiar uma obra de uma praça que está sendo feita no bairro Castelo Branco, onde anteriormente funcionava a sede do Bope. Ao fazer a vistoria no local, ele percebeu que uma coluna de ferro havia sido furtada da obra e rapidamente Francisco, de posse de uma faca, começou a procurar o ladrão na região.
Na rua Leblon, próximo a Escola Estadual Heloísa Mourão Marques, Francisco encontrou o homem acusado de furtar o objeto da obra, identificado como Diomar da Silva, e ao questionar sobre o furto acabou entrando em luta corporal com o ladrão.
Francisco desferiu dois golpes de faca em Diomar, que foi ferido no peito, perfurando seu pulmão e com outro golpe no abdômen. Após a ação, um policial paisana que passava no local acabou rendendo o suposto vigia e impediu que ele matasse Diomar. Foi dada voz de prisão e o Francisco ficou deitado no chão aguardando uma viatura da Polícia Militar.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado, que prestou os primeiros atendimentos e conduziu Diomar ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde gravíssimo.
Ainda no local, Francisco estava com um boné e deixou cair uma trouxinha de cocaína. Ele foi encaminhado pelos PMs do 1° Batalhão para a Delegacia de Flagrantes (Defla), onde responderá pelo crime de tentativa de homícidio.
Os agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheu as primeiras informações e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).