Ícone do site ContilNet Notícias

Imposto de Renda: mais de 100 mil acreanos devem fazer declaração; regras mudaram

Por Rebeca Martins, ContilNet

O pagamento será creditado em conta informada na declaração/ Foto: Reprodução

De acordo com o Fisco, no estado do Acre, mais de 100 mil contribuintes precisam entregar as declarações do Imposto de Renda em 2023 (referentes ao ano de 2022). O prazo que iniciou na última quarta-feira (15) se encerra em 31 de maio. 

Conforme o órgão, houve um aumento de 9,4% na quantidade de declarações recebidas no ano passado. Ao todo, no Acre foram 94.293. Este ano, a expectativa é que em torno de 100.571 a 103.183 declarações referentes a 2022 sejam emitidas. No Brasil, são esperadas cerca de 39,5 milhões de declarações. 

A tabela de alíquotas e isenção do IR foi atualizada. Entre os critérios, está a obrigatoriedade de declarar o IR para quem realizou vendas de ativos na bolsa de valores, a B3, em que a soma foi superior a R$40 mil ou com apuração de bens líquidos sujeitos a incidência do imposto no ano de 2022. Até o momento, a isenção era de R$ 20 mil e qualquer valor aplicado em bolsa era obrigado a declarar ao Fisco. 

Em 2023, o prazo que geralmente ia até o final de abril foi estendido até o dia 31 de maio. A rapidez na entrega da declaração é importante para quem busca receber as restituições do IR mais rápido, mas também o formato escolhido e a forma de recebimento. Outra novidade é a prioridade no pagamento aos contribuintes que pagarem por pix. 

Veja a lista de quem precisa declarar o imposto de renda: 

Sair da versão mobile