Um dos maiores pilotos de todos os tempos, Lewis Hamilton está cada vez mais brasileiro. Nesta semana, ele postou uma série de imagens nas redes sociais, entre elas uma com a camisa do ídolo Ayrton Senna. Hamilton, que está na Austrália, local do próximo grande prêmio de Fórmula 1, já declarou inúmeras vezes ser um dos maiores fãs do piloto brasileiro.
Relação com o Brasil já é antiga
Não é de hoje que Lewis Hamilton mostra identificação com o Brasil. Seja pela amizade já demonstrada com o jogador Neymar ou a cantora Anitta, o piloto está estrelando desde o final de fevereiro uma campanha publicitária para o Itaú Personnalité.
No filme, dirigido por Alex Gabassi, diretor brasileiro que já esteve à frente de episódios da série The Crown, Hamilton fala de sua relação com o Brasil e da recepção sempre calorosa dos torcedores, que sempre o ajudam a superar os desafios. No final, ele recebe um boné com a nova logo do Itaú Personnalité.
Essa é a primeira vez que o piloto da Fórmula 1 faz uma campanha na publicidade brasileira. Analistas do mercado calculam que ele deva ter recebido entre 2 e 3 milhões de dólares – talvez um pouco mais – para ser o nome do Itaú Personnalité.
Especialistas em marketing esportivo entendem que essa associação tem a ver com uma aproximação de Lewis Hamilton com o público da América do Sul como um todo.
“Hamilton tem uma relação pessoal com o Brasil verdadeira e sabe ativar isso em torno da idolatria que gera de construção da carreira. Graças a essa autenticidase, ele consegue ter acesso a um mercado extremamente forte como o brasileiro, como nenhum outro piloto estrangeiro jamais teve. Ter patrocinadores locais por aqui é uma consequência natural”, analisa Bruno Maia, CEO da Feel The Match e especialista em inovação e novas tecnologias do esporte.
“Quando você associa a marca de um banco à imagem de um piloto, você está indo além de conceitos como velocidade, excelência ou segurança, mas sim de similaridade de valores e características, que são atributos específicos que uma marca empresta ao outro. E o Hamilton ainda tem um componente a mais, que é uma relação autêntica com o Brasil. Se a ponto de ter conta no Personalité não dá para saber, mas que ele tem um vínculo verdadeiro com o nosso país, isso já foi observado em diversas atitudes dele. Foi um movimento ousado do Itaú, mas também do Hamilton, que claramente se abre o mercado sul-americano, começando pelo principal e maior deles, que é o Brasil”, corrobora Armênio Neto, especialista em novos negócios do esporte.
Além da campanha em rede aberta de televisão, o contrato prevê peças publicitárias nas ruas e em plataformas digitais. O slogan da campanha é o “Sempre em movimento”, e o conceito do Itaú Personnalité foi de apresentar sua nova identidade visual. Voltado para um público de alta renda, a campanha tenta unir o reconhecimento de tradição e longevidade do Itaú Personnalité com o desejo de atrair novos clientes.
“O Hamilton é um atleta que é muito presente nos meios de comunicação através das posições que ele possui, principalmente em causas sociais. E ele acaba desenvolvendo muitos posicionamentos de temas que são pertinentes com a nossa sociedade. Isso faz com que ele seja, além das conquistas na pista, um atleta que passa a ter uma percepção, de boa parte do mundo, diferenciada, porque ele que não fica em cima do muro. Isso com certeza contou muito para o banco escolher ele como embaixador da marca”, aponta Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports, empresa que gerencia e intermedia contratos entre atletas, clubes e entidades.
Ele complementa: “O Itaú é um banco gigante, que tem atuação não só do Brasil mas também nos Estados Unidos, e no momento em que o atleta cede sua imagem, o banco quer ter essa associação com os atributos dele. Do outro lado, o Hamilton também estará se beneficiando disso porque ele passa a estar constantemente na mídia além da parte esportiva. A presença dele no mercado publicitário brasileiro será ainda maior.”
Além do piloto, a campanha terá campanhas com outras personalidades, casos da atriz Débora Nascimento, do ator Marcos Veras, da empresária Camila Coutinho e da tenista brasileira Bia Haddad.
“O Hamilton é um ídolo mundial, mas sempre demonstrou muito carinho pelo público brasileiro, um dos mais fanáticos pela Formula 1 desde sempre. Além disso, o piloto possui Ayrton Senna como sua principal referência, mesmo tendo vivenciado a carreira do brasileiro quando era criança, o que mostra que ele dá valor às suas raízes. Então, essa ligação do inglês com o Brasil vem, primeiro, das pistas da F1. O Brasil é capítulo importante da vitoriosa carreira de Hamilton e esta ação é mais um capítulo de toda essa história. Por parte do Itaú, passa um recado importante de que, ao utilizar o Hamilton, está se associando a um desportista que é considerado uma referência em sua categoria e tido, por muitos, o melhor piloto dos últimos tempos. Desta forma, o Itaú sutilmente tenta se posicionar como a melhor opção em seu segmento. Além disso, associar a imagem do banco a um ídolo mundial como Hamilton mostra também a força da marca, expandindo sua mensagem além das fronteiras do Brasil”, encerra Renê Salviano, CEO da Heatmap, empresa de marketing esportivo que também gerencia contratos entre atletas, clubes e entidades.