Os caminhos da fase de grupos da Libertadores estão traçados. Nesta segunda-feira (27/3), a Conmebol sorteou, em Luque, no Paraguai, as oito chaves da edição 2023 do principal torneio da América do Sul. O Brasil será representado por sete equipes: Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras.
Atual campeão, o Flamengo reencontrará o Racing após a eliminação nas oitavas de final da edição de 2020. O Grupo A será completado por Aucas, do Equador, e Ñublense, do Chile. Campeão nas versões de 2021 e 2020, o Palmeiras enfrentará Barcelona-EQU, Bolivar e Cerro Porteño pela chave C.
No Grupo B, o Internacional disputará a classificação contra o Nacional-URU, Metropolitanos-VEN e Independiente Medellín. Na chave D, o Fluminense jogará a vaga contra River Plate, The Strongest e Sporting Cristal. Campeão em 2012, o Corinthians reencontrará o Independiente del Valle e medirá forças contra o Argentinos Juniors e o Liverpool-URU no “E”.
O Grupo G é o único da Libertadores com dois brasileiros: Atlético-MG e Athletico-PR. A dupla nacional é favorita pela vaga, mas brigará pela classificação com os paraguaios do Libertad e dos peruanos do Alianza Lima.
Grupo A
Flamengo
Racing (Argentina)
Aucas (Equador)
Ñublense (Chile)
Grupo B
Nacional (Uruguai)
Internacional
Metropolitanos (Venezuela)
Independiente Medellín (Colômbia)
Grupo C
Palmeiras
Barcelona (Equador)
Bolívar (Bolívia)
Cerro Porteño (Paraguai)
Grupo D
River Plate (Argentina)
Fluminense
The Strongest (Bolívia)
Sporting Cristal (Peru)
Grupo E
Independiente del Valle (Equador)
Corinthians
Argentinos Juniors (Argentina)
Liverpool (Uruguai)
Grupo F
Boca Juniors (Argentina)
Colo-Colo (Chile)
Monagas (Venezuela)
Deportivo Pereira (Colômbia)
Grupo G
Athletico-PR
Libertad (Paraguai)
Allianza Lima (Peru)
Atlético-MG
Grupo H
Olimpia (Paraguai)
Atlético Nacional (Colômbia)
Melgar (Peru)
Patronato (Argentina)