18 de abril de 2024

Mulheres acreanas engravidam mais cedo que média nacional, diz levantamento

As mulheres brasileiras estão esperando mais tempo para serem mães. É o que sugerem as Estatísticas do Registro Civil de 2021, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, a média de idade de mulheres que tiveram filho no país está aumentando gradualmente e se estabilizou em 23 anos, em 2021.

Embora a média nacional tenha aumentado, o Acre é um dos estados brasileiros com mulheres mais jovens dando à luz. A média de idade para se ter o primeiro filho é de 21 anos, no estado acreano.

Acre e Amapá, assim como a maioria dos estados da região norte, possuem as médias mais baixas do país, de 21 anos.

Nos estados de São Paulo, Paraná e Goiás as mulheres estão demorando mais tempo para se tornarem mães, com parto após os 27 anos. Em São Paulo houve uma diminuição na variação (-1 ano), de 28 para 27 anos. Considerado um dos estados com população mais velha, o Rio de Janeiro teve um aumento de mais um ano na média, passando de 22 para 23 anos em 2021.

Os estados do nordeste obtiveram as maiores variações do país. No Piauí, com uma média de 23 anos, houve um incremento de mais 3 anos. Em 2017 a média de idade, no estado, era de 20 anos passando para 23 em 2021. O Ceará foi um dos estados com a maior variação do nordeste (+4 anos), saindo de 22 para 26 anos. Pernambuco teve um aumento de mais 4 anos, enquanto o Rio Grande do Norte registou um aumento de mais 3 anos.

No Rio Grande do Sul e Santa Catarina também houve diminuição na variação (-2 anos), de 28 para 26 anos. Os estados do sul, sudeste e centro-oeste concentram as mulheres com primeiro parto a partir dos 26 anos de idade.

O levantamento foi feito com base nos registros de nascidos vivos realizados pelos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais de todo o país.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost