Na CNN, coronel Ulysses debate sobre PEC que proíbe militares participarem da política

Neste ano de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, avalia uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que visa proibir militares ativos de participarem da política. A proposta diz que ao se candidatar a um cargo eletivo, o militar deixa automaticamente a corporação, ainda que não seja eleito. 

Em entrevista à CNN Brasil, os deputados federais Carlos Zarattini (PT-SP), autor da PEC, e o Coronel Ulysses (União-AC) discutiram a proposta. “Precisamos despolitizar as forças armadas. Passamos por um período onde houve uma intensificação da atividade política dentro dos quartéis, na tentativa de envolver as forças armadas no posicionamento do governo, e agora precisamos avançar e melhorar essa situação”, argumentou Carlos Zarattini. 

Contrariando o deputado do Partido dos Trabalhadores (PT), coronel Ulysses diz que, “tirar isso do exército é um retrocesso, nós precisamos ampliar essas ações”, destacou Ulysses. Ele também explicou que as Forças Armadas tem sim uma preparação, que embora não seja específica como a da Polícia Militar e Polícia Civil, é necessária.

“Mas eles tem com certeza a preparação para atividades GLO (Garantia da Lei e da Ordem), senão não estariam exercendo essa atividade”, salientou o deputado do União-AC. Ulysses sugeriu ainda durante o debate que uma implementação na grade das forças armadas deveria ser posta para ampliar as ações do exército.

PUBLICIDADE