Nikolas diz estar em “posição de sacrifício” e que cassação “beira a infantilidade”

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou as redes sociais na noite desta quinta-feira (9/3) para se pronunciar depois do discurso com falas transfóbicas que fez na Câmara dos Deputados no Dia Internacional da Mulher. No vídeo, o parlamentar reafirmou o posicionamento e disse que está “em uma posição de sacrifício”.

Nikolas mostra imagens de mulheres trans atletas para falar sobre possíveis diferenças entre elas e mulheres cis que competem na mesma categoria. Em diferentes momentos, ele se refere a mulheres trans como “homens que se sentem mulheres” e usa pronomes masculinos.

O parlamentar se tornou alvo de pedidos de cassação do mandato, aos quais ele afirma que “beiram a infantilidade”. “Eu estou em uma posição de sacrifício, de levar pancada de todos os lados para que isso não chegue, por exemplo, na sua filha”, argumentou.

Veja o vídeo:

 

Entenda o caso

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) subiu à tribuna do plenário da Câmara dos Deputados para fazer um discurso transfóbico em pleno Dia Internacional da Mulher. Transfobia é um crime com pena prevista de até três anos de reclusão.

Na ocasião, o deputado utilizou-se de uma peruca para dizer que “se sente mulher”. “Me sinto mulher, deputada Nicole, e tenho algo muito interessante para poder falar. As mulheres estão perdendo o seu espaço para homens que se sentem mulheres”, disse.

“E para terem ideia do perigo de tudo isso, estão querendo colocar uma imposição de uma realidade que não é uma realidade. Eu posso ir para a cadeia caso seja condenado por transfobia, porque eu, no Dia Internacional das Mulheres, há dois anos, parabenizei as ‘mulheres XX’. Ou você concorda com o que estão dizendo ou, caso contrário, você é um transfóbico, um preconceituoso”, prosseguiu.

 

PUBLICIDADE