Ícone do site ContilNet Notícias

Pimenta: ministra do STF no Acre e o começo do calvário de prefeito do interior

Por Samuel Willard, ContilNet

Rosa Weber. Foto: Reprodução

A semana iniciou pegando fogo lá pelo Alto Acre. Conforme noticiado em primeira mão pelo Blog do meu amigo Ton, aqui do ContilNet, a gestão do prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes (PSDB), está sob risco.

Deu ruim

Sob os olhares atentos do vice-prefeito, Antônio Soares (PROS), a Câmara de Epitaciolândia leu hoje (20), o pedido de afastamento por 180 dias do prefeito Sérgio Lopes (PSDB). O referido pedido foi solicitado pelo morador de Epitaciolândia, David Rocha de Lima.

O processo

A coluna conversou com David sobre o pedido de afastamento do prefeito. O morador não cita em momento algum o abandono da cidade, com ruas esburacadas, mato tomando de conta, falta de coleta de lixo e falta de iluminação pública. Cita mais de uma dezena de atos de improbidade administrativa que vão desde pagamento indevido de diárias com recursos do Fundeb e SUS até pedaladas fiscais.

Corda no pescoço

Ainda tem um rito a ser seguido. Monta-se as comissões, depois tem as investigações, coletas de provas e o resultado final. A comissão já foi montada, em que os vereadores de base abriram mão de participar. Hoje, o prefeito foi notificado oficialmente para que possa apresentar sua defesa. Não será nada fácil o gestor se livrar dessa. Cem por cento das provas são robustas e a oposição é maioria na Câmara.

Rosa Weber

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rosa Weber, desembarca em Cruzeiro do Sul esta semana. Segundo foi apurado pela coluna, a ministra cumprirá agenda com autoridades do Judiciário Acreano, além de tratar de questões ligadas a populações indígenas.

Refrescando a memória

Rosa Weber é a ministra do STF que votou pela inconstitucionalidade das emendas do relator em 2022, o famoso ‘’Orçamento Secreto’’.

Eleições 2024

Com as mudanças na legislação, teremos a diminuição da quantidade de candidatos no próximo pleito. Não será mais 200% das vagas. Agora, será 100% + 1.
O outro aspecto, é que com a formação das Federações, que funcionarão como um partido, indicarão, a mesma quantidade de candidatos.

BR-364

Mais uma vez o Acre encontra-se isolado geograficamente. Neste final de semana, o asfalto cedeu próximo ao distrito de Extrema, fazendo com que ficássemos isolados mais uma vez do resto do Brasil. Segundo nota da PRF, não há previsão para liberação da BR. Isso preocupa. Os empresários gananciosos já irão se aproveitar da situação para elevar os preços das mercadorias e combustíveis no Acre.

Reflexão

“Essa eleição será das mais difíceis porque poucos vereadores não têm um posicionamento em relação aos seus mandatos. Provavelmente, apoiarei uma pessoa que não terá mandato e creio que muitos farão o mesmo”. Palavras ditas por um eleitor em um grupo de WhatsApp de um município interiorano.

Sair da versão mobile