Ícone do site ContilNet Notícias

Pimenta no Reino: duelo de ideais na Aleac e prefeito do interior vira-casaca

Por Samuel Willard, ContilNet

Foto: Reprodução

Assembleia Legislativa do Acre. Foto: Agência Aleac.

Afonso e Edvaldo

Engana-se quem acredita que as sessões na Aleac seriam para sempre pacatas e tranquilas, ontem foi apenas o início de uma série de alfinetadas que devem se tornar mais comuns daqui pra frente. O estranhamento de Afonso Fernandes (PL) e Edvaldo Magalhães (PCdoB) é, acima de tudo, ideológico, não é apenas por um ser da situação e o outro da oposição.

Afonso é um liberal e Edvaldo um comunista

Afonso acertou ao dizer que Gladson recebeu uma herança indigesta do PT. É só puxar um pouco na memória e lembrar do que ocorria nos governos anteriores. Edvaldo já comandou a Aleac quando o PT estava no poder. Seria estranho se não saísse em defesa dos velhos camaradas.

Empanzinado

Edvaldo disse que Afonso se “empanzinou” no governo de Tião Viana. Afonso retrucou alfinetando que Edvaldo Magalhães teria se empanturrado. É a velha máxima, quem fala o que quer, ouve o que não quer.

“Tchau, brigado”

Há informações de que o prefeito Sérgio Lopes de Epitaciolândia já anunciou aos ex- padrinhos (Mara e Werles Rocha), que já deu o que tinha que dar as caminhadas juntos, agora precisa de alguém com mandado e, por ironia do destino, foi bater na porta da vice-governadora Mailza Assis. Lopes pretende se filiar ao Progressistas, se Mailza garantir que ele será o candidato do partido em Epitaciolândia. Só não combinou com o governador, com quem puxou briga na campanha de 2022 e com os filiados municipais, que querem distância de Sérgio Lopes.

Falando em Sérgio Lopes

Moradores de Epitaciolândia vivem o velho dilema de ruas esburacadas e sem ação do poder público. O prefeito não consegue se diferenciar dos gestores que passaram pelo município, faz uma gestão muito abaixo do esperado e administra o município como se tivesse na delegacia, sem dialogar com ninguém. Lopes conseguiu afastar-se até do grupo que o ajudou a eleger, a começar pelo vice-prefeito, Antônio Soares (Sem partido), hoje adversários declarados.

Terceirizados

Muitas polêmicas referindo-se aos servidores terceirizados do governo. Na sessão de ontem da Aleac, a líder do governo, deputada Michelle Melo (PDT), informou que os terceirizados da Saúde receberão os atrasados ainda esta semana. O motivo do atraso, segundo a deputada, seria a vagareza dos trâmites burocráticos da administração pública.

Cesário, Sibá e Gleice Hoffmann

Em uma foto divulgada nas redes sociais de Cesário Braga, na noite desta terça-feira (28), o militante do Partido dos Trabalhadores no Acre aparece ao lado da presidente nacional do partido, Gleice Hoffmann, e do ex-deputado federal, Sibá Machado. O assunto? Posso dar um palpite: os cargos federais no Acre!

Traquinagens

Gladson pode nem saber de nada, mas terá que ficar de olhos bem arregalados para as traquinagens de um secretário. Esse cara ainda vai dar muito prejuízo, caso continue agindo de forma absoluta. E o pior, fazendo muita coisa em nome do governador.

Desabafo

“Ao menos o pessoal do governo Lula dá moral para os aliados do Acre. No governo Bolsonaro, poucos acreanos tiveram vez’’. Li isso em um grupo político do Whatsapp.

Eduardo Ribeiro

O deputado Eduardo Ribeiro esteve fazendo visita na regional do Alto Acre e levou boas pautas para debates em tribuna da Aleac, dentre elas, a contratação de anestesistas e mais profissionais para o hospital regional e a resolução por parte do governo quanto a uma área de terra invadida na parte alta da cidade, onde trezentas famílias correm o risco de serem despejadas.

BR-317

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia (Sem partido), esteve no início da semana na companhia de vereadores do município fazendo visita ao DNIT e pedindo que o órgão faça uma força tarefa para recuperar boa parte do trecho da BR-317. Na “Estrada do Pacífico”, os 110 quilômetros distantes de Brasiléia têm se tornado um tormento para condutores de veículos por conta da buraqueira.

Gestão eficiente

A prefeita Fernanda Hassem, de Brasileia, iniciou o mês de março com o mutirão de limpeza nos bairros da cidade. A gestora aproveitou para chamar os moradores para se juntar na campanha Cidade Limpa, pois o número de casos de dengue no Alto Acre tem preocupado a população.

Sair da versão mobile