O PS5 Pro pode estar em desenvolvimento pela Sony e ser lançado em 2024, segundo o insider Tom Henderson. Apesar de o rumor vir de uma fonte conhecida da indústria, por enquanto não há nenhuma informação sobre o console divulgada oficialmente.
Ainda assim, é possível presumir que o aparelho oferecerá melhorias visuais e de performance ao PlayStation 5 (PS5) — assim como aconteceu com o PS4 Pro em relação ao PlayStation 4 (PS4).
Em uma ocasião anterior, Henderson também comentou sobre a chegada de um modelo “Slim” de PS5, que deve ter leitor de dico separado e ser lançado em setembro de 2023. Confira, a seguir, mais detalhes sobre.
Apesar de não haver informações oficiais sobre o PS5 Pro, foi encontrado o registro de uma patente de Ray Tracing no nome de Mark Cerny, mesmo designer responsável pela concepção dos PS5 e PS4.
De acordo com a descrição da patente, a fabricante Sony estaria interessada em acelerar o processo de Ray Tracing nos games. Atualmente, há títulos da empresa, como Gran Turismo 7, nos quais a tecnologia de iluminação apenas pode ser utilizada em replays e na garagem, mas não durante corridas. Com uma nova ferramenta, esse cenário poderia mudar.
Além disso, em setembro de 2022, o insider já havia comentado que a Sony planejava lançar uma nova versão do PlayStation 5 (PS5), cujo codinome é “Chassi D”. Este modelo não receberia o nome “PS5 Slim”, como de costume, mas também seria menor, mais leve e mais barato, uma vez que seu leitor de disco seria vendido separadamente.
Recentemente, os estoques de PlayStation 5 (PS5) foram regularizados após uma grande escassez causada pela falta de peças, um reflexo da pandemia. O novo modelo de PS5 supostamente seria mais fácil de fabricar e permitiria uma maior expansão do console.
Segundo Tom Henderson, a Sony estaria planejando vender 30,5 milhões de consoles no ano fiscal de 2023 e encerraria a produção dos modelos anteriores ao “Chassi D” no final do ano.