A cheia do Rio Acre tem causado transtornos a milhares de pessoas em todo o estado do Acre. Os municípios de Brasileia, Xapuri, Assis Brasil e Rio Branco foram os mais afetados pelas enchentes.
Em Brasileia, a medição do Rio Acre, feita às 15 horas, registrou 13,57 metros. Já são quase 8,5 mil pessoas desalojadas.
Nesta terça-feira (28), o Governo Federal reconheceu de forma oficial a situação de emergência em Brasileia por conta das enchentes. A partir de agora, com o decreto, o município poderá receber recursos para prestar apoio às vítimas atingidas.
Xapuri
Em Xapuri, o Rio Acre chegou na cota de 15,6 metros após a medição feita às 16 horas de hoje. Ao todo, são quatro bairros atingidos pela enchente e mais de 250 desalojados.
Na última segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Comitê da Defesa Civil, retiraram cinco idosos da Casa Lar por conta do risco de alagamento no local. Os idosos foram levados para a Escola Alcimar Nunes Leitão.
Assis Brasil
O nível do Rio Acre em Assis Brasil, após transbordar e desabrigar dezenas de famílias na última semana, apresenta vazante. Na última medição, registrou 5,31 metros.
419 pessoas ficaram desabrigadas devido a enchente.
Rio Branco
Na medição das 15 horas desta terça, o nível do Rio Acre voltou a subir e ganhou dois centímetros em três horas, alcançando 16,88 metros.
Segundo o boletim do Corpo de Bombeiros, são 88 bairros atingidos em Rio Branco e mais de duas mil ocorrências atendidas.
O Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, também continua subindo. Na última medição, registrou 16,72 metros.