A saída de Jair Bolsonaro (PL) do Aeroporto de Brasília é a grande preocupação da equipe de segurança que elabora o plano para a chegada do ex-presidente em Brasília, programada para a manhã desta quinta-feira (30/3).
Bolsonaro deverá pegar o voo comercial, nos Estados Unidos, na noite de quarta-feira (29/3), e chegar ao Brasil às 7h10 de quinta-feira.
A Polícia Federal, Gabinete de Segurança Institucional (GSI), as forças de segurança do DF, a Inframérica, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Brasília, e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) se reuniram, nesta terça-feira (28/3), para discutir o planejamento a fim de garantir a segurança da capital da República.
A PF vai decidir, até quarta, por onde Bolsonaro sairá e qual o trajeto que fará na saída do aeroporto, a fim de evitar tumulto e atraso de voos.
A segurança nas proximidades do aeroporto será reforçada, em especial no trânsito, para que o fluxo na via de chegada e saída do terminal não seja impactado.
Embora não tenham sido registradas manifestações, a SSP-DF monitora a movimentação de bolsonaristas de outros estados que dizem, nas redes sociais, que viajarão para Brasília especialmente para receber o ex-presidente na volta ao país, após três meses nos Estados Unidos.
Parlamentares também têm convocado apoiadores de Bolsonaro para “receber” o ex-presidente no retorno ao Brasil. Há possibilidade de fechar a Praça dos Três Poderes, que foi palco de invasão e depredação violenta por bolsonaristas no último dia 8 de janeiro.
A previsão é de que o plano de segurança seja finalizado e apresentado à imprensa nesta quarta-feira.