Bocalom explica como será feito o saque emergencial do FGTS: “Tenham calma”

Após o Governo Estadual assinar decreto liberando o saque emergencial do FGTS para as famílias que tiveram suas casas alagadas pelas cheias do Rio Acre e igarapés na capital, o prefeito Tião Bocalom explicou durante entrevista, nesta quarta-feira (29), que a documentação necessária para a liberação do benefício será emitida após os trabalhos de socorro prestados às vítimas das enchentes.

Para solicitar o saque é necessário apresentar uma declaração comprovando ter a casa onde mora atingida por enchente. O documento só pode ser emitido pela Defesa Civil, que neste primeiro momento está nas ruas prestando assistência aos desabrigados e desalojados.

O prefeito Tião Bocalom explicou que de imediato não é possível ser emitido o documento.

Prefeito Tião Bocalom. foto: ContilNet

“Agora nós estamos salvando vidas. Todo o efetivo da Defesa Civil está indo para dentro das casas, pois milhares de pessoas estão precisando de suporte. Então, é impossível neste momento. A Defesa Civil não pode correr o risco de assinar uma declaração falsa. Então, pedimos paciência, não temos como emitir agora, pois estamos socorrendo as pessoas. É uma coisa que pode esperar alguns dias”.

O líder da Prefeitura de Rio Branco na Câmara dos Vereadores, João Marcos Luz, explicou que a emissão da declaração será feita porteriormente, após mapeamento.

Vereador João Marcos Luz. Foto: ContilNet

“É necessário fazer um mapeamento das pessoas, para identificar quem, de fato, tem direito. Portanto pedimos que as pessoas tenham calma, pois a prefeitura vai baixar um decreto para regulamentar isso. A partir daí o FGTS será liberado”, destacou.

A cheia do Rio Acre já atingiu 90 bairros em Rio Branco. Até o momento, 1.505 famílias estão desabrigadas.

PUBLICIDADE