O Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde, iniciou no mês de fevereiro deste ano a vacinação bivalente contra a covid-19. As doses não estão disponíveis para a população em geral e, sim, para os chamados grupos prioritários.
Em Sena Madureira, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, a procura pelo imunizante é considerada baixa até o momento.
“Infelizmente a grande maioria das pessoas dos grupos prioritários ainda não procurou as unidades de saúde para se vacinar. Ressaltamos mais uma vez a importância da vacina. É em função dela que não estamos vivendo um caos na saúde pública”, destacou Donizete Fernandes, coordenador do setor de imunização.
Segundo ficou estabelecido, estão aptos a receber a vacina bivalente: Pessoas acima de 12 anos de idade vivendo em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos acima de 12 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, trabalhadores do sistema prisional, apenados e pessoas acima de 60 anos.
Vale destacar também que mesmo integrando os grupos prioritários, as pessoas que estão com o esquema incompleto não podem tomar a vacina bivalente como, por exemplo, quem tomou apenas uma dose da vacina anti-convid.