ContilNet Notícias

Serviço de Saúde itinerante faz primeiro atendimento à ribeirinhos do Riozinho do Rola

Por Tião Maia, ContilNet

Foto: Reprodução

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), se encontra, no sábado (18), no Rio Espalha, um afluente do rio Acre, na zona rural da Capital, com os servidores da Servidores da Secretaria Municipal (Semsa) que estão a bordo de cinco barcos e que devem passar mais 30 dias em atendimento fluvial do Saúde Itinerante municipal.

O programa é executado duas vezes ao ano e, em sua primeira versão de 2023, vai atender comunidades ribeirinhas espalhadas por localidades às margens do rio Acre e de rios e igarapés afluentes.

A equipe é composta por 62 profissionais, lotados em barcos grandes, dois pequenos e sete voadeiras – todos equipados com mantimentos, medicações, cortinados e tendas para a montagem nos 11 pontos em que as equipes irão parar ao longo dos 30 dias de atendimento. O primeiro atendimento foi na Comunidade “Água Preta”, na localidade conhecida como Barro Alto, às margens do riozinho do Rola.

Foto: Reprodução

Ali atendimento, na última quarta-feira (15), foi de pelo menos três mil procedimentos, sendo:

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, em relação ao Itinerante, além da ampliação do serviço, a secretaria também adicionou à equipe profissionais da área de odontologia e oftalmologia, ofertando também, nesta edição, serviços e atendimentos a pequenas cirurgias.

“É o que o nosso prefeito sempre fala: levarmos saúde e dignidade a quem realmente precisa. Atender a população ribeirinha com essa ação fluvial é algo extraordinário. Só tenho a agradecer pela equipe. Serão 11 pontos em que os profissionais vão subir e descer com os materiais. Não teremos apenas o serviço assistencial, como também o odontológico, com profissionais que vão e se dedicam a isso”, explicou a secretária.

Foto: Reprodução

Rejane Almeida, coordenadora do Itinerante Fluvial e Terrestre, explicou que a logística para colocar a ação em prática demanda grande organização iniciada no ano passado, tendo em vista que nessas ações a gestão leva todos os serviços oferecidos por uma unidade de saúde.

“Estaremos com os clínicos, consultas de enfermagem, pré-natal, PCCU, acompanhamento de Bolsa Família, além da dispensação de medicamentos para que o usuário pegue na farmácia após a consulta. Também estaremos fazendo análise de lâminas para leishmaniose, além da vacinação. Estamos levando o serviço de saúde completo, deixando-os no conforto de seu lar”, enfatizou.

“A odontologia hoje é o grande diferencial do Itinerante. Antes não tinha todo esse trabalho e hoje estamos conseguindo atender 100% do Itinerante Saúde na Comunidade, fazendo os atendimentos em todos os locais e a ideia é ampliar mais ainda”, declarou a gerente do Departamento de Saúde Bucal, Elane Domingos.

Foto: Reprodução

“Todos sabemos sobre as dificuldades do acesso, mas com o esforço de todos foi possível conseguir realizar essa ação. A prefeitura tem dado todo apoio com a logística para podermos realizar um bom atendimento a essas pessoas mais necessitadas”, disse André Chaves, clínico geral da equipe.

No encontro de sábado, o prefeito Tião Bocalom vai pessoalmente agradecer aos profissionais pela dedicação e pelo trabalho de atendimento aos ribeirinhos. “É a nossa Prefeitura tentando chegar também até as pessoas que vivem na zona rural, muitas delas sem qualquer tipo de assistência, que nunca viram ou que estão há muito tempo sem ver um médico ou um dentista. Queremos corrigir essa distorção e aliviar os atendimentos nos nossos postos de saúde”, disse Bocalom.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Sair da versão mobile