O Spotify anunciou nesta quarta-feira (8), durante o Stream On, uma série de novidades no aplicativo para Android e iPhone (iOS) – entre elas, uma nova tela de início verticalizada, totalmente no estilo do feed de redes como o TikTok. Com a novidade, será possível explorar músicas, podcasts e mais já na tela inicial do app.
Além da repaginação da versão móvel, o Spotify também apresentou dados sobre o DJ, ferramenta de inteligência artificial do streaming, e o Smart Shuffle, novo recurso de IA para sugerir músicas em playlists. Nas próximas linhas, saiba todas as novidades do Spotify anunciadas hoje.
Com a nova home do Spotify, será possível conferir em um menu verticalizado pequenos clipes com previews de músicas, podcasts e audiobooks. As sugestões de conteúdo são feitas por inteligência artificial, baseadas nas preferências de cada usuário no aplicativo.
Segundo o Spotify, você poderá salvar, compartilhar ou continuar rolando o feed para encontrar mais artistas ou shows. A novidade será lançada aos poucos para toda a base de usuários.
Ainda nessa nova tela de início, também serão disponibilizados clipes curtos com previews de playlists e gêneros musicais. A ideia da novidade é dinamizar o jeito de encontrar músicas e podcasts pelo app, em um feed que se assemelha muito ao do TikTok.
Outro novo recurso anunciado pelo Spotify hoje (8) é o Smart Shuffle (ou “embaralhamento inteligente”, em tradução livre), uma opção do app para sugerir e embaralhar novas músicas continuamente em playlists.
A novidade pode ser aplicada a várias playlists diferentes, incluindo a de canções curtidas no app, e é uma substituição ao botão de “Enhance” (“melhorar”), disponível na versão desktop e mobile.
De acordo com o Spotify, será recomendada uma música a cada três faixas em playlists com mais de 15 títulos. Para identificar o que foi indicação do Smart Shuffle, as faixas terão um emoji de brilhos ao lado (✨). A novidade será disponibilizada aos poucos para assinantes a partir desta quarta-feira.
Já sobre o DJ, a ferramenta de inteligência artificial que funcionará como um “radialista de bolso” no aplicativo, o Spotify apontou que usuários testadores têm passado 25% do tempo gasto no app utilizando o novo recurso. Vale lembrar que ele ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas você pode conferir tudo o que se sabe sobre a novidade aqui.