Técnicos da Prefeitura representam Bocalom em feira sobre modernidade de cidades

Técnicos da Prefeitura de Rio Branco (AC) estão em Curitiba (PR) participando, desde o último dia 22 (quarta-feira) e vão até amanhã (24, sexta-feira), da Smart City Expo Curitiba 2023, no Centro de Eventos Positivo Barigui. Trata-se de um evento que reúne especialistas, instituições públicas e privadas com o objetivo de identificar e debater desafios comuns e apresentar soluções orientadas a um melhor planejamento urbano das cidades e capitais brasileiras.

Este ano o evento debate tópicos como cidades sustentáveis e mudanças climáticas, espaços públicos e requalificação urbana, cidadãos digitais e governança, inovação e transformação digital, tecnologias e negócios disruptivos e mobilidade urbana. A programação inclui visitas técnicas e conhecimentos de ações desenvolvidas na Capital paranaense.

O evento é proporcionado e financiado pela parceria entre a Frente Nacional de Prefeitos e a coordenação do Smart City Expo Curitiba 2023. A convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) de todo o Brasil foram conhecer as tecnologias mais avançadas do mundo que tornam uma cidade inteligente.

O prefeito Tião Bocalom está representado no evento pelo jornalista Ailton Oliveira, assessor especial de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco, e pelo diretor de Gerenciamento de Projetos e Captação de Recursos da Secretaria de Planejamento, Geasy Miranda, a qual representa a secretária Neiva Tessinari.

“Estamos vendo que estamos no caminho certo”, disse o diretor. “A gente vê que o prefeito Tião Bocalom está no caminho certo quando ele fala em buscar tecnologias. Pelo pouco que já vimos no evento, pudemos ouvir o palestrante da Coreia e estamos vendo que precisamos incorporar essas tecnologias em Rio Branco para que possamos nos tornar uma cidade inteligente. Vamos apresentar ao prefeito essas tecnologias que estamos conhecendo aqui e futuramente implementar em Rio Branco”, disse o diretor.

A abertura do evento foi feita pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e pelo governador Carlos Massa, o Ratinho Júnior. Greca agradeceu a participação da Prefeitura Rio Branco através de seus técnicos no evento, citando o prefeito Tião Bocalom mesmo em sua ausência. “Quero cumprimentar o prefeito Tião Bocalom pela sua visão de inovação, por ter enviado vocês até nós e quero um dia ter a oportunidade de ir ao Acre cumprimentar os brasileiros que lá vivem e provocar as sementes da preservação da Amazônia e da inovação”, afirmou o prefeito de Curitiba, se dirigindo ao assessor Ailton Oliveira.

O jornalista informou que Tião Bocalom não pôde comparecer por causas de outras agendas na Capital e que, nas últimas horas, está diretamente envolvido no socorro às vítimas de inundações em bairros ribeirinhos de Rio Branco.

O assessor disse que o prefeito Tião Bocalom tem visão futurística e já trabalha na modernização de Rio Branco como cidade inteligente, com a implantação de câmeras de vigilância, Zona Azul, consulta de processos administrativos, emissão de boletos de tributos e outros meios de pagamento, utilização do celular/tablet na sala de aula, acesso remoto a tarefas e conteúdos educacionais e outros serviços. “Para nós, em Rio Branco, o futuro já chegou”, disse Oliveira.

Os técnicos da Prefeitura também assistiram a uma palestra explicando o funcionamento do sistema de transporte público em Curitiba. Todos manifestaram curiosidades sobre situações específicas que enfrentam em suas realidades, como funcionalidade de aplicativos, cartões magnéticos, ônibus elétricos, preços de tarifas (em Curitiba é de R$ 6,00) e outros. As respostas foram dadas pelo Gestor da área de operações do Transporte Coletivo de Curitiba, Sérgio Luiz Oliveira.

Sérgio Luiz deu um conselho à gestão em Rio Branco de como agir agora para que no futuro o transporte coletivo funcione bem. Do Terminal Cabral a comitiva de Prefeitos, representantes e assessores se deslocou para a sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, onde participaram de palestras sobre mobilidade urbana e governança metropolitana com ênfase na integração do Transporte público.

PUBLICIDADE