TikTok ganha novo limite de tela para adolescentes e mais funções; veja

TikTok anunciou nesta quarta-feira (1) novas funções de segurança para pais e adolescentes. As novidades incluem, por exemplo, novos limites de tela personalizáveis, com um novo painel de controle voltado para os responsáveis, e mais opções parar moderar o tipo de conteúdo do que o seu filho vê no app.

Esses novos recursos serão disponibilizados aos poucos para celulares Android e iPhone (iOS). Nas próximas linhas, confira tudo o que você precisa saber sobre os novos recursos de segurança do TikTok e entenda como você pode usá-los.

O TikTok analisou pesquisas acadêmicas e conversou com especialistas do Laboratório Digital Wellness, do Hospital Infantil de Boston, EUA, para entender qual tempo máximo de tela seria o ideal para não prejudicar os adolescentes. De acordo com a plataforma, ainda não existe, hoje, um consenso sobre isso, mas o limite estipulado pela empresa foi de 60 minutos.

Assim, para contas de menores de idade, após atingirem 60 minutos de tempo de tela, o app exigirá a senha do dispositivo para continuar assistindo aos vídeos. Segundo o TikTok, o adolescente poderá desativar esse recurso, mas a plataforma indica que esse público estipule um tempo limite para uso do app – principalmente se você costuma passar mais de 100 minutos rolando o seu feed no TikTok.

Novos recursos de moderação para pais e responsáveis

A Sincronização Familiar do TikTok também recebe novidades com essa nova atualização. Agora, pais e responsáveis poderão também decidir um tempo de tela limite para seus filhos.

É possível modificar essa escolha quando quiser, e inclusive variá-la de acordo com o dia de semana. Assim, caso o adolescente esteja em período de provas, por exemplo, você pode reduzir o tempo de tela dele para conciliar melhor com os estudos.

Essa função ficará disponível no novo painel de controle, que será liberado aos poucos para todos os usuários. Por ali, será possível também visualizar alguns resumos sobre o uso que o adolescente faz do app, como o número de vezes que o TikTok foi aberto e o tempo total gasto no aplicativo tanto à noite, quanto durante o dia.

Aprenda a proteger seus dados no TikTok — Foto: Divulgação/Pixabay

Aprenda a proteger seus dados no TikTok — Foto: Divulgação/Pixabay

Outra nova possibilidade para pais e responsáveis são as notificações silenciosas. Com o recurso, será possível criar um cronograma e silenciar remotamente as notificações enviadas pelo TikTok a celulares de adolescentes.

Assim, caso você não queira que o menor de idade seja notificado pelo app às 11h da manhã, por exemplo, poderá fazer essa alteração pela Sincronização Familiar. Tanto esse recurso quanto o cronograma de tempo de uso serão disponibilizados também para o público geral do app – ou seja, para contas de maiores de 18 anos.

Vale dizer que, para usuários de 13 a 15 anos, o TikTok para de enviar notificações automaticamente a partir das 21h, enquanto, para adolescentes de 16 a 17 anos, isso acontece a partir das 22h. A novidade permitirá mudar esse cronograma, e a ideia é que cada pai ou responsável estipule rotinas de tempo de uso e notificações de acordo com o dia a dia dos filhos.

Controle de conteúdo em testes no TikTok

Por fim, uma novidade que também foi anunciada com o pacote, mas ainda está em fase de testes: os novos controles de conteúdo. Com o recurso, pais e responsáveis poderão determinar assuntos, palavras e hashtags a que os adolescentes não poderão assistir.

A medida é útil principalmente para filtrar trends potencialmente perigosas e que podem ser um risco às suas vidas – como a do blackout e a do desodorante, por exemplo.

O TikTok não especificou quando será o lançamento desse novo tipo de controle de conteúdo, mas é possível que isso aconteça no decorrer dos próximos meses.

PUBLICIDADE